UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Resíduos de aterro viram energia para fábrica e frota da Natura

12/02/2026

Parte dos resíduos orgânicos que chegam diariamente ao Aterro Sanitário de Caieiras, na Grande São Paulo, agora viram energia e percorrem cerca de 20 quilômetros para abastecer a fábrica da Natura, em Cajamar. Na última segunda-feira (9), a gigante de cosméticos, em parceria com a Ultragaz, inaugurou a unidade de abastecimento de biometano em seu complexo industrial.
A forma como produzimos e consumimos energia ainda é responsável por cerca de 75% das emissões globais de gases de efeito estufa, segundo a ONU. Ainda que os dados variem, é certo afirmar que a indústria é diretamente responsável por grandes volumes de dióxido de carbono lançados na atmosfera.
Investir em uma transição energética justa é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e seguro. Nesta jornada, a Natura começou lá atrás com o uso de álcool nas caldeiras e de biocombustível na frota de caminhões. Agora a companhia dá mais um passo com a inserção de biometano na matriz energética para parte dos processos industriais e logísticos.
O desenvolvimento do projeto envolveu parcerias entre equipes internas, iniciativa privada e órgãos públicos, incluindo Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Cajamar, além de fornecedores de tecnologia e operadores logísticos.
O Aterro de Caieiras, o maior da América Latina, recebe os resíduos sólidos urbanos e industriais do próprio município de Caieiras e de mais de 20 prefeituras da região metropolitana de São Paulo, além de receber grande parte do lixo da capital paulista. São cerca de 10,5 mil toneladas diárias de resíduos.
Em 2024, foi inaugurada no aterro uma usina de biometano, cuja produção se dá a partir da captação e purificação do biogás proveniente do tratamento dos resíduos, ou seja, trata-se de um combustível renovável de origem orgânica. Tal processo evita a liberação de metano, gás com potencial de aquecimento global 28 vezes maior que o do CO2.
No caso da Natura, o processo de transformação de resíduos em biometano cria um circuito fechado, uma vez que parte dos resíduos destinados à unidade de Caieiras retorna à empresa na forma de energia, materializando um modelo de economia circular estruturado, no qual resíduos se convertem em insumo energético para a própria operação.
O biometano é fornecido pela Ultragaz, responsável pela comercialização da produção em Caieiras. Com mais de 80 anos de história, a empresa de gás desenvolveu um projeto sob medida para a Natura: uma única estação de abastecimento atende o consumo da fábrica e da frota, sendo o gás pressurizado para caminhões e despressurizado para caldeiras.
O abastecimento dos caminhões ocorre em cerca de 10 minutos, tempo significativamente inferior ao observado em rodovias, onde o processo pode levar entre 40 e 50 minutos, gerando ganhos de produtividade. Já o uso de biometano nas caldeiras gera 15% de eficiência em relação ao uso de etanol, uma vez que tem maior poder calorífico.
“A parceria com a Natura demonstra que o biometano é uma solução madura, confiável e capaz de operar em escala industrial e logística. Ao integrar fábrica e frota em uma mesma solução energética, é possível descarbonizar processos complexos, aumentar a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, fortalecer a competitividade do negócio”, afirma Guilherme Darezzo, vice-presidente de operações da Ultragaz. Para ele, o projeto demonstra a viabilidade de replicar o modelo em outras indústrias no Brasil.
Outro ponto interessante é que os caminhões usados para transporte do biometano também são movidos a biometano, garantindo descarbonização total do ciclo. Na logística a parceria se estabeleceu com a Coopercarga e ReiterLog.

Termine de ler esta matéria clicando no CicloVivo

Novidades

Número de catadores e ambulantes dobra no Carnaval de SP

12/02/2026

O Carnaval de rua de São Paulo deve registrar, em 2026, um crescimento expressivo do trabalho inform...

Resíduos de aterro viram energia para fábrica e frota da Natura

12/02/2026

Parte dos resíduos orgânicos que chegam diariamente ao Aterro Sanitário de Caieiras, na Grande São P...

Resort ligado a Ratinho teve aval de órgão estadual para construção em área de preservação no Paraná

12/02/2026

O empreendimento Tayayá Porto Rico Residence & Resort, em São Pedro do Paraná (PR), recebeu aval do ...

VÍDEO: Tapete de lixo cobre rio europeu após chuvas fortes e derretimento de neve

12/02/2026

Chuvas fortes e o derretimento da neve levaram toneladas de lixo para o rio Drina, na Bósnia e Herze...

Mundo teve o 5º mês de janeiro mais quente já registrado, apesar de frio nos EUA e na Europa

12/02/2026

Apesar das fortes ondas de frio que atingiram a Europa e os Estados Unidos, o mundo vivenciou o quin...