UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Restauração de restinga avança nos Lençóis Maranhenses

03/02/2026

Uma iniciativa inédita de restauração ambiental começou a transformar áreas degradadas de restinga no entorno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. A ação prevê a recuperação de 30 hectares do ecossistema costeiro — o equivalente a cerca de 40 campos de futebol — em uma região estratégica para a proteção do litoral e da biodiversidade brasileiras.
Inspirado no mapa “Guardiões do Futuro”, lançado em 2025 no universo do jogo Fortnite, o projeto leva para o mundo real desafios semelhantes aos enfrentados no ambiente virtual: plantar mudas, restaurar ecossistemas, estruturar corredores ecológicos, proteger espécies sensíveis e engajar comunidades locais. Nesta primeira etapa, cerca de 600 mudas de vegetação nativa serão plantadas em áreas de amortecimento do parque, no município de Barreirinhas (MA), zonas que funcionam como um “escudo” natural para reduzir impactos externos sobre a unidade de conservação. “A restinga é um ecossistema essencial para conter a erosão e proteger o litoral. A região também é habitat do tamanduaí (Cyclopes didactylus), o menor tamanduá do mundo e um símbolo da biodiversidade local”, afirma Omar Rodrigues, gerente sênior de comunicação, engajamento e relações institucionais da Fundação Grupo Boticário.
O trabalho de restauração conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e envolve a mobilização das comunidades do entorno. Para garantir a continuidade da recuperação ambiental, o projeto também prevê a construção de um viveiro de mudas nativas na localidade de Atins (MA), que permitirá a produção local de espécies vegetais adequadas ao ecossistema. “Essas ações combinadas buscam reduzir a pressão sobre a restinga, contribuindo para que o ecossistema seja recuperado e possa exercer suas funções ecológicas”, frisa Flávia Miranda, presidente do Instituto Tamanduá e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).
Além da restauração física da paisagem, a iniciativa aposta na conexão entre educação ambiental, tecnologia e engajamento juvenil. “Conectar jovens à conservação é uma das missões mais urgentes do nosso tempo. As narrativas do mapa Guardiões do Futuro, no Fortnite, nos ajudam a traduzir temas complexos, como erosão costeira, perda de habitat e mudanças climáticas, em experiências acessíveis, participativas e imersivas. Agora, vamos reforçar que a conscientização pode nos levar a ações efetivas e práticas pela conservação da natureza”, destaca Rodrigues.
O mapa Guardiões do Futuro reúne sete ilhas temáticas, cada uma impactada por um evento climático extremo, como enchentes, secas, inundações costeiras, incêndios florestais e deslizamentos. Para restaurar o equilíbrio ambiental, os jogadores precisam cumprir desafios como renaturalizar rios, recuperar encostas, restaurar restingas e recifes de corais e proteger a biodiversidade.
Em formato colaborativo, equipes com até oito jogadores avançam nas missões, acumulam pontos de experiência, sobem de nível e desbloqueiam recompensas, acompanhando o desempenho individual e coletivo em rankings. A proposta é aproximar a urgência climática de uma linguagem acessível às novas gerações, unindo entretenimento e conscientização ambiental. O acesso ao jogo é feito pelo código 4172-0541-6404 no Fortnite.

Fonte: CicloVivo

Novidades

MPF aciona ICMBio e Prefeitura do Rio por degradação ambiental no Parque Nacional da Tijuca

03/02/2026

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública contra o Instituto Chico Mendes...

Governo de MG multa Vale em R$ 1,7 milhão e suspende atividades após extravasamentos

03/02/2026

O governo de Minas Gerais multou a mineradora Vale em R$ 1,7 milhão e determinou a suspensão de ativ...

Queda de árvore mata mais de 300 periquitos no Maranhão

03/02/2026

A queda de um eucalipto matou mais de 300 periquitos que se abrigavam da chuva na cidade de Lajeado ...

Restauração de restinga avança nos Lençóis Maranhenses

03/02/2026

Uma iniciativa inédita de restauração ambiental começou a transformar áreas degradadas de restinga n...

Abrolhos, na Bahia, se torna candidato a patrimônio natural da Unesco

03/02/2026

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no litoral sul baiano, é o mais novo candidato do Brasil a in...