UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Ilha inabitada mais distante da costa brasileira recupera vegetação após exterminar cabras que devastaram área verde

29/01/2026

Ponto mais distante do litoral brasileiro, a Ilha de Trindade já chegou a ter sua vegetação destruída por causa da introdução de cabras no local. Quase 30 anos após o extermínio desses animais, a ilha ainda se recupera do estrago ambiental, mas hoje a paisagem já está diferente: a área verde ressurgiu sozinha e sem intervenção humana.
Em 2014, um estudo piloto passou a monitorar a área de floresta que havia sido degradada na ilha. O grupo acompanhou desde a "paisagem desértica" que o local tinha virado com a presença das cabras, até a volta das áreas verdes, onde durante alguns anos só era possível encontrar pedras.
Em 2023, a pesquisadora do Laboratório de Fitogeografia Insular e Montana do Museu Nacional (UFRJ), Márcia Gonçalves, passou a integrar a equipe. A partir daí, os pesquisadores tentaram responder algumas perguntas importantes para entender a dinâmica da regeneração florestal no local.

🏝️ A Ilha da Trindade fica a 1.160 quilômetros da costa, e é uma Área de Proteção Ambiental (APA). O acesso é controlado pela Marinha. O local abriga até 46 pessoas, entre militares e pesquisadores, que ficam períodos de até 4 meses. Para chegar à ilha, são 4 dias de viagem em um navio de guerra da Marinha.

"Nós passamos a medir a evolução da floresta. Reunimos imagens e dados de expedições anteriores, com marcação de pontos de vegetação onde sabíamos o que havia e o que não havia, o total de cobertura. Com imagens e sensoriamento remoto, conseguimos remontar o cenário da ilha nesses últimos 30 anos", apontou Márcia.
Márcia apontou que, com as análises, foi possível constatar que, com o passar dos anos, algumas espécies de plantas que só existiam na ilha foram totalmente dizimadas.
As áreas verdes só eram encontradas nos pontos mais altos de Trindade, como na floresta de samambaias gigantes, em que era mais difícil a chegada das cabras.
"Algumas espécies endêmicas de Trindade e ameaçadas de extinção chegaram a ter menos de 10 indivíduos e hoje conseguiram chegar em uma população de 100 indivíduos", destacou a pesquisadora.
Os pesquisadores destacaram que em comparação a quando a ilha tinha menos de 5% de vegetação, o avanço da área verde foi de 1.468%, o equivalente a 65 hectares. Já a vegetação rasteira se expandiu em 325 hectares, um aumento de 319%.
A projeção é de que atualmente a vegetação cubra em torno de 15% da antiga área verde.
"É surpreendente a resiliência do ambiente de uma ilha, que costuma ser muito mais sensível, apresentar uma capacidade de regeneração sem interferência humana. Nos mostra que as espécies exóticas precisam ser tratadas com a devida atenção, uma vez que são grandes causadoras de desequilíbrio ecológico", pontuou.

A reportagem completa pode ser lida no g1

Novidades

Caravela-Portuguesa aparece nas praias de Itaúna e no Boqueirão, em Saquarema

29/01/2026

Caravelas-portuguesas deram as caras neste fim de semana nas praias de Itaúna e do Boqueirão, dois d...

Espécies oceânicas surgem na Lagoa de Araruama; especialista explica fenômeno após aparição inusitada de tubarão

29/01/2026

A presença de tubarões e de outras espécies oceânicas na Lagoa de Araruama, em Cabo Frio, na Região ...

Curso gratuito de design sustentável tem foco na reciclagem de plástico

29/01/2026

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de design sustentável do Ateliê Criativo, destinad...

Ilha inabitada mais distante da costa brasileira recupera vegetação após exterminar cabras que devastaram área verde

29/01/2026

Ponto mais distante do litoral brasileiro, a Ilha de Trindade já chegou a ter sua vegetação destruíd...

Mundo gasta 30 vezes mais contra a natureza do que a favor

29/01/2026

Para cada US$1 investido na proteção da natureza, o mundo direciona US$30 para atividades que a dest...