UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Trump volta a questionar aquecimento global após alerta de inverno nos EUA, apesar de evidências científicas

27/01/2026

Após estados norte-americanos decretarem estado de emergência para o potencial destrutivo de uma forte tempestade de inverno que se aproxima dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump questionou mais uma vez a existência do aquecimento global.
"Uma onda de frio recorde deve atingir 40 estados. Raramente vimos algo assim antes. Será que os ambientalistas radicais poderiam explicar — O QUE ACONTECEU COM O AQUECIMENTO GLOBAL???", escreveu na Truth Social.
Essa não é a primeira vez que o líder norte-americano dá declarações negacionistas com relação ao aquecimento global.
➡️Em 2025, por exemplo, em eu discurso na Assembleia Geral da ONU, ele chamou a mudança climática de “a maior farsa já perpetrada contra o mundo”.
Mas, diferentemente do que afirma Trump, especialistas reiteram que as mudanças climáticas são reais e inclusive contribuem para eventos extremos como esse que se aproxima dos EUA (entenda mais abaixo).
O observatório climático da União Europeia, o Copernicus Climate Change Service, confirmou por exemplo que 2025 foi o terceiro ano mais quente já registrado, com uma temperatura média global de 14,97 °C, valor 1,47 °C acima do nível pré-industrial (1850–1900).
O resultado ficou apenas 0,01 °C abaixo de 2023 e 0,13 °C inferior a 2024, que segue como o ano mais quente da série histórica.
A Nasa, a agência espacial norte-americana, também aponta que a Terra esteve cerca de 1,47 °C mais quente em 2024 em relação ao final do século XIX.
Pesquisas científicas mostram ainda que mais de 99% dos especialistas em clima concordam que o aquecimento global é provocado pela ação humana.
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), esse processo é “inequívoco” e não tem precedentes em milhares de anos.
Entre as evidências estão o derretimento acelerado de geleiras, a redução histórica do gelo no Ártico e a elevação do nível do mar em ritmo cada vez mais rápido.
Além disso, as concentrações de dióxido de carbono (CO₂) chegaram a 422,5 partes por milhão em 2024 — 52% acima dos níveis da era pré-industrial.
As emissões globais de combustíveis fósseis também bateram recorde, alcançando 37,4 bilhões de toneladas no último ano.
Aliado a isso, especialistas também alertam que os impactos da crise já são visíveis em diversas partes do mundo.
Mais de 3 bilhões de pessoas vivem em áreas altamente vulneráveis às mudanças climáticas, segundo a ONU, e metade da população mundial enfrenta escassez severa de água por ao menos um mês por ano.
Eventos extremos, como ondas de calor, tempestades e secas, também vêm se tornando mais frequentes e intensos.

Conclua esta leitura clicando no g1

Novidades

Caravela-Portuguesa aparece nas praias de Itaúna e no Boqueirão, em Saquarema

29/01/2026

Caravelas-portuguesas deram as caras neste fim de semana nas praias de Itaúna e do Boqueirão, dois d...

Espécies oceânicas surgem na Lagoa de Araruama; especialista explica fenômeno após aparição inusitada de tubarão

29/01/2026

A presença de tubarões e de outras espécies oceânicas na Lagoa de Araruama, em Cabo Frio, na Região ...

Curso gratuito de design sustentável tem foco na reciclagem de plástico

29/01/2026

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de design sustentável do Ateliê Criativo, destinad...

Ilha inabitada mais distante da costa brasileira recupera vegetação após exterminar cabras que devastaram área verde

29/01/2026

Ponto mais distante do litoral brasileiro, a Ilha de Trindade já chegou a ter sua vegetação destruíd...

Mundo gasta 30 vezes mais contra a natureza do que a favor

29/01/2026

Para cada US$1 investido na proteção da natureza, o mundo direciona US$30 para atividades que a dest...