UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Publicidade de chinelo biodegradável some com a chuva

11/11/2025

A manufatura tradicional de calçados envolve solas de plástico ou borracha sintética, colas à base de solventes, corantes químicos, entre outros processos altamente poluentes. Optar pelo desenvolvimento de uma marca de sapato com matérias-primas sustentáveis não é tarefa fácil. Vai contra toda uma produção já pré-estabelecida. Logo, quando uma empresa decide por este caminho, não poupa esforços para mostrar aos clientes os benefícios envolvidos. Um bom exemplo disso é uma propaganda de chinelo biodegradável em Mumbai, na Índia.
A marca indiana de calçados Chupps possui produtos 100% veganos. Segundo a marca, a sola é feita de composto de borracha natural com espuma EVA adicionada para amortecimento. A palmilha contém espuma coberta com tecido que absorve a umidade, possui propriedades antimicrobianas e é resistente a odores. Já as tiras são feitas de TPU (poliuretano termoplástico).
O segredo, de acordo com a empresa, está justamente na mistura de EVA com a tecnologia “True Zero”, que torna os chinelos biodegradáveis em apenas dois anos. “Usamos adesivos à base de água e corantes naturais, eliminando o uso de produtos químicos nocivos no processo produtivo. Cada par de Chupps se decompõe completamente em até 18 meses após o descarte. Nosso processo de fabricação carbono neutro e a embalagem sustentável tornam os calçados a escolha ideal para consumidores ambientalmente conscientes”, explica a marca em seu site.
Além do apelo ecológico, os modelos têm o estilo “slide” (em que apenas uma tira grossa é responsável por prender o calçado ao pé de quem o usa), que voltaram à moda nos últimos anos.
De modo criativo, a empresa estampou para potenciais clientes o que significa um sapato biodegradável ao criar um outdoor gigante em formato de sandália. O material foi esculpido com uma mistura de lama, feno, bambu, esterco de vaca e argila. A estrutura foi moldada em treliça e dois pilares de bambu.
Abaixo do outdoor, a frase destaca a principal característica do calçado: “100% biodegradável. Assim como este outdoor”. Criado em parceria com a agência INTO Creative e instalado em Bandra Bandstand, um calçadão à beira-mar, o outdoor biodegradável foi projetado para desaparecer naturalmente pela ação do tempo. Assim aconteceu. Após o período de seca, chegaram na região as chamadas “chuvas de monção” – fortes e prolongadas, são causadas por ventos sazonais que mudam de direção ao longo do ano. As águas fizeram o outdoor se dissolver lentamente, restando ao fim somente a estrutura de de bambu.
Mas, diante de tal propaganda, não seria de se estranhar que os clientes se questionassem se: “é possível usar os chinelos biodegradáveis na chuva?”. E a marca garante que sim. Os sapatos para uso diário são “projetados com materiais resistentes à água, o que os torna perfeitos para a época das monções e para o uso cotidiano. Além disso, temos uma linha impermeável, projetada especificamente para todas as condições climáticas e para a época das monções”.
A empresa afirma que reconhece o impacto que a indústria da moda pode ter no meio ambiente e que está comprometida em reduzir a pegada de carbono. Inclusive, além do emprego de materiais ecológicos, a marca afirma que trabalha com fabricantes que seguem práticas de comércio justo e que visita “parceiros de produção regularmente para garantir que as mãos anônimas que confeccionam os calçados tenham acesso a um ambiente de trabalho limpo e saudável”. Um exemplo de como inovação e responsabilidade socioambiental podem se unir no design dos calçados.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Brasil e COP30: a busca por coerência entre ambição e prática

11/11/2025

Com a realização da COP30, marcada para 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém (PA), o Brasil caminha ...

Mineração em alto-mar pode colapsar cadeia alimentar dos oceanos, alerta estudo

10/11/2025

A corrida por minérios essenciais à transição energética — como cobre, ferro e zinco — está chegando...

Combustíveis fósseis, financiamento e florestas: prioridades da COP30

11/11/2025

Líderes mundiais se reuniram na última semana em Belém, porta de entrada da Amazônia, antes da Cúpul...

Clima forçou 250 milhões a deixarem suas casas na última década, diz ONU

11/11/2025

Na última década, a crise climática obrigou 250 milhões de pessoas a saírem de suas casas, uma média...