
14/10/2025
Uma pesquisa encomendada pela Renner e realizada pela IEMI – Inteligência de Mercado revelou dados preocupantes: 7 em cada 10 brasileiros não sabem onde fazer o descarte correto de roupas sem condições de uso e desconhecem que existe reciclagem para esse tipo de resíduo.
Ainda segundo o levantamento, 5 em cada 10 já descartaram roupas no lixo comum. A boa notícia é que 9 em cada 10 pessoas reconhecem a importância de dar um destino mais adequado às peças de vestuário.
Para contribuir com a mudança desse cenário e dar mais um passo na construção de uma moda mais circular e responsável, a Renner lançou uma nova campanha de conscientização sobre o descarte adequado de roupas, conectada ao Dia da Moda Responsável, comemorado em 8 de outubro.
Dia da Moda Responsável? A data foi criada pela companhia, está alinhada ao compromisso da marca com a sustentabilidade: atualmente, 8 em cada 10 peças da Renner já possuem algum atributo sustentável.
Como parte da campanha, a Renner reforça seu compromisso com a moda responsável, destacando o EcoEstilo, programa de logística reversa criado em 2011. Com o programa, qualquer pessoa, seja cliente ou não, pode levar peças usadas ou sem utilidade, de qualquer marca, aos coletores disponíveis nas lojas físicas da marca.
Com o apoio da plataforma Cotton Move, os itens seguem para desfibragem e são transformados em fibras que podem ser reutilizadas na produção de novos têxteis ou destinados a outras indústrias, como enchimento de almofadas, estoparias, dentre outros.
“Com pontos de coleta em mais de 330 lojas em todo o Brasil, o EcoEstilo está diretamente conectado aos compromissos de sustentabilidade da Lojas Renner S.A. para 2030, que incluem o investimento em insumos têxteis circulares e regenerativos, com a meta de garantir que 100% dos principais materiais utilizados sejam mais sustentáveis”, explica o Diretor de Sustentabilidade das Lojas Renner S.A., Eduardo Ferlauto.
“O EcoEstilo é um exemplo concreto de como a Renner transforma propósito em prática. Desde 2011, temos investido em soluções que envolvem o consumidor na construção de uma moda mais responsável. Com essa campanha, queremos ampliar essa consciência, inspirando escolhas mais sustentáveis junto aos nossos clientes e mostrando que cada atitude contribui para uma moda mais sustentável.”, afirma Renata Altenfelder, CMO das Lojas Renner S.A.
Além de roupas usadas, os coletores do programa também recebem embalagens e frascos de perfumaria e beleza. Em 2024, foram arrecadadas 60,8 toneladas de itens de perfumaria e beleza e 13,8 toneladas de roupas, somando 356 toneladas e 56,8 toneladas, respectivamente, desde o início do projeto.
O que o EcoEstilo recebe de descarte de roupas usadas:
👗 Roupas usadas;
👗 Roupas sem utilidade;
👗 Roupas de qualquer marca (não apenas Renner, Youcom e Ashua);
👗 Roupas limpas.
O que o EcoEstilo recebe de descarte de perfumaria:
📦 EMBALAGENS: caixas de perfume e cosméticos, papel de presente, caixa de presente, fitas decorativas e sacolas de papel ou plástico;
🫙 FRASCOS: perfume, shampoo, condicionador, cremes, sabonete líquido, esmalte de unha, desodorante, maquiagem (vazios ou não).
Fonte: CicloVivo

Renner lança campanha por descarte correto de roupas usadas
14/10/2025
Maior primata das Américas pode perder até 61% de áreas climaticamente adequadas até 2090
14/10/2025
Lixo cria ´rochas de plástico´ e ameaça arquipélago quase inabitado mais distante da costa brasileira
14/10/2025
Microfloresta é plantada em Belém como legado da COP30
14/10/2025
Cidade em MT cria pontes entre árvores para proteger macacos raros da Amazônia
14/10/2025
COP30 prepara quase cem planos de metas para investimento privado verde
14/10/2025