
04/09/2025
O Triciclo, programa de reciclagem da Ambipar, está presente em todas as regiões do Brasil, com mais de 600 ecopontos instalados em 83 cidades de 18 estados. Desde 2016, a iniciativa já coletou mais de 19,2 milhões de nas Retorna Machines, máquinas que trocam recicláveis por benefícios. Em 2025, a novidade é que os créditos acumulados a cada embalagem reciclada, chamados de Tricoins, vão poder ser convertidos em PIX para qualquer banco.
A ideia é unir sustentabilidade e benefícios financeiros, incentivando ainda mais a adesão da população à reciclagem. Além da transferência via PIX, os Tricoins podem ser utilizados para pagar contas de luz, recarregar celular, usar transporte público, além de resgatar produtos e serviços em parceiros cadastrados.
“Com essa novidade, a Ambipar fortalece a conexão entre reciclagem e inovação financeira, tornando o programa mais atrativo para os usuários e ampliando o impacto positivo da economia circular. Nosso objetivo é gerar valor não só ambiental, mas também social, estimulando a prática da reciclagem com benefícios práticos e imediatos”, afirma Felipe Nassar Cury, head de Pós-Consumo da Ambipar.
Uma parceria com a ABank amplia os benefícios do programa, permitindo a abertura de conta diretamente pelo aplicativo Triciclo. Quem optar por essa integração recebe R$10,00 de crédito inicial, reforçando a inclusão financeira como parte da estratégia de engajamento do programa.
“Ao facilitar o acesso ao PIX dentro do Triciclo, ampliamos os benefícios sociais da reciclagem e incentivamos práticas que unem consciência ambiental e desenvolvimento econômico”, afirma Alessandro Lopes, diretor da ABank.
Com a integração do PIX e a com a ABank, a Ambipar projeta ampliar significativamente a base de usuários ativos e o volume de materiais reciclados. A expansão da rede de Retorna Machines para novas regiões também está prevista, consolidando o programa como referência em soluções que unem sustentabilidade, conveniência e tecnologia.
Para participar, o usuário deve baixar o aplicativo Triciclo ou se cadastrar pelo site do programa. O processo é gratuito. Após o cadastro, basta descartar embalagens recicláveis nas Retorna Machines para começar a acumular Tricoins. São aceitas embalagens de plásticos, latas de alumínio, onga vida, vidro e aço.
Cada 150 Tricoins equivalem a R$ 1,00. Os pontos podem ser trocados por PIX diretamente no aplicativo, com até três trocas diárias, garantindo rapidez e conveniência no resgate dos benefícios.
De acordo com a ABRELPE, o Brasil gera cerca de 82,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano, mas apenas 4% dos recicláveis seguem para reaproveitamento formal. Programas como o Triciclo ampliam a taxa de recuperação, ao mesmo tempo em que aproximam os cidadãos da cadeia da economia circular. Agora, além de contribuir para o meio ambiente, quem recicla passa a ter um retorno financeiro direto e imediato.
A Ambipar é líder global em soluções ambientais e investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental. Fundada em 1995, a companhia atua em 41 países com um amplo portfólio de serviços ambientais, especialmente para recuperação de resíduos e respostas a emergências ambientais.
Pioneira em diversos produtos e serviços, é referência no mercado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com mais de 100 soluções de economia circular, mais de 25 patentes e mais de 50 prêmios de inovação nacionais e internacionais.
Com mais de 23 mil funcionários espalhados pelo mundo e mais de 600 bases operacionais, a empresa possui ações listadas na B3 e na Bolsa de Valores de Nova York. Seu desempenho também é reconhecido pela Standard & Poor’s, que classificou as ações da Ambipar como ações verdes na B3, a bolsa de valores brasileira.
Fonte: CicloVivo

Dezenove animais morreram em incêndio em Irajá, afirma secretaria
11/09/2025
Lagoas poluídas em área olímpica expõem avanço imobiliário sem saneamento no Rio; veja vídeo
11/09/2025
Número de saruês recolhidos em São Paulo mais que dobra em sete anos
11/09/2025
Ilhas brasileiras concentram espécies que não existem em nenhum outro lugar do planeta, mostra estudo
11/09/2025
Circulação de águas do Atlântico pode enfraquecer até 2100 e impactar chuva na amazônia, diz estudo
11/09/2025
Dia do Cerrado: o bioma que a COP não pode ignorar
11/09/2025