UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Justiça suspende licenças de usina e mina de carvão no RS e cobra plano de transição energética

26/08/2025

A 9ª Vara Federal de Porto Alegre determinou a suspensão das licenças ambientais da Usina Termelétrica Candiota 3 e da mina de carvão mineral Candiota, localizadas no município de Candiota (RS). A sentença foi publicada na sexta-feira (22) e divulgada nesta segunda (25).
A decisão, assinada pela juíza Rafaela Santos Martins da Rosa, cabe recurso ao TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). No texto, a magistrada enquadrou o processo como um "litígio climático de cunho estrutural", com base nos relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima).
A ação civil pública foi movida pelas entidades ambientais Núcleo Amigos da Terra Brasil, Instituto Preservar e Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, contra a União, o Governo do Rio Grande do Sul, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), a Eletrobras CGT Eletrosul (antiga controladora da usina, hoje comandada pela Âmbar Energia) e a Companhia Riograndense de Mineração.
As organizações alegaram descumprimento reiterado de normas ambientais e ausência de políticas efetivas para o fim da exploração do carvão no estado, em contrariedade a compromissos nacionais e internacionais de redução de gases de efeito estufa.
Em nota, o Governo do Rio Grande do Sul disse que a Procuradoria-Geral do Estado está ciente da decisão e avalia as medidas judiciais cabíveis.
Na sentença, a juíza Rafaela Santos Martins da Rosa que as operações em Candiota contribuem diretamente para o aquecimento global e para danos ambientais severos. A magistrada citou que 2024 foi o primeiro ano com aquecimento médio superior a 1,5°C, período em que 90% dos municípios gaúchos foram atingidos por enchentes e inundações.
De acordo com a decisão, Ibama e Fepam deverão suspender as licenças atuais e incluir condicionantes climáticas nos licenciamentos até 31 de janeiro de 2026. Em caso de descumprimento, os órgãos ficam sujeitos a multa diária de R$ 10 mil.
União e governo estadual também foram obrigados a apresentar, no mesmo prazo, um plano conjunto de transição energética justa para o setor de carvão mineral. O estado ainda terá de readequar a composição do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, ampliando a participação de sociedade civil e comunidade científica.
Segundo a juíza, o Brasil e o Governo do Rio Grande do Sul "não apresentaram até agora uma estratégia concreta para descarbonizar o setor de mineração de carvão e geração termelétrica", o que, em sua avaliação, viola diretrizes da PNMC (Política Nacional sobre Mudança do Clima).
O governo do estado afirmou à reportagem que já iniciou a elaboração de um plano de transição energética justa para as regiões carboníferas, em andamento desde 2024, com reuniões públicas e consulta aberta à sociedade. Afirmou ainda que estabeleceu memorandos para projetos de hidrogênio verde e vem promovendo debates sobre alternativas socioeconômicas para municípios dependentes do carvão, como o Baixo Jacuí.

Procurados, a União, o Ibama e a Fepam não responderam até esta publicação.

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Ônibus elétricos contribuem para o sistema de energia nos EUA

24/03/2026

Em Oakland, na Califórnia, um projeto inovador está transformando o transporte escolar em uma peça-c...

Novo governo do Chile suspende proteção a pinguim ameaçado

24/03/2026

As últimas semanas foram de altos e baixos para o pinguim-de-humboldt, espécie que habita o litoral ...

Adolescente cria rede solidária a partir da reciclagem na Inglaterra

24/03/2026

Aos 13 anos, o adolescente Ryan Hulance encontrou uma forma simples e poderosa de unir cuidado ambie...

Aves urbanas aproveitam bitucas de cigarro para afastar parasitas de ninhos

24/03/2026

Os tentilhões de Darwin nas Galápagos, os tentilhões domésticos no México e os tordos na Nova Zelând...

Terra em desequilíbrio: ONU alerta para impactos climáticos que vão durar séculos

24/03/2026

Um relatório publicado nesta segunda-feira (23) pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirm...

Geleiras derretem duas vezes mais rápido desde 2000, apontam estudos

24/03/2026

As geleiras das altas montanhas do Hindu Kush e do Himalaia estão derretendo no dobro da velocidade ...