
26/08/2025
O Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande, de relevância nacional para conservação marinha, conquistou um aporte de R$ 5 milhões para os próximos três anos.
O suporte vai garantir, que bom!, a continuidade e a expansão das pesquisas sobre espécies de tubarões ameaçados e a implementação de novas frentes de ecoturismo sustentável na região.
Realizado pelo Instituto Brasileiro de Conservação da Natureza (Ibracon), o projeto já acumula três anos de expedições embarcadas, uso de tecnologias como drones e câmeras subaquáticas, além de apoio científico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Nesta nova fase, a iniciativa contará com o apoio do Programa Petrobras Socioambiental, o que permitirá ampliar a divulgação científica e as ações de engajamento com a sociedade.
Entre as espécies monitoradas estão o tubarão galha-preta, o mangona e o tubarão-martelo – todas registradas nas águas do litoral fluminense e consideradas não perigosas para as pessoas, sem qualquer histórico de incidentes na Baía da Ilha Grande.
Fonte: O Globo
Ônibus elétricos contribuem para o sistema de energia nos EUA
24/03/2026
Novo governo do Chile suspende proteção a pinguim ameaçado
24/03/2026
Adolescente cria rede solidária a partir da reciclagem na Inglaterra
24/03/2026
Aves urbanas aproveitam bitucas de cigarro para afastar parasitas de ninhos
24/03/2026
Terra em desequilíbrio: ONU alerta para impactos climáticos que vão durar séculos
24/03/2026
Geleiras derretem duas vezes mais rápido desde 2000, apontam estudos
24/03/2026
