UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Qual gás do efeito estufa é o maior vilão do clima?

21/08/2025

Se fosse preciso apontar um “grande vilão” da crise climática, ele estaria ligado aos combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás.
E o principal aliado desse vilão tem nome e sobrenome, ou melhor, fórmula: CO₂, o dióxido de carbono.
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o CO₂ é responsável por cerca de 75% do aquecimento global registrado nas últimas décadas.
Isso porque é o gás de efeito estufa mais presente na atmosfera e, portanto, o que mais contribui para reter calor no planeta.
A concentração de CO₂ hoje está mais de 50% acima dos níveis anteriores à Revolução Industrial.
Em 2023, chegou a 420 partes por milhão (ppm) — marca que não era registrada há 800 mil anos.
O problema é que uma única molécula de CO₂ pode permanecer na atmosfera por séculos, mantendo o calor preso e influenciando o clima por muito tempo.
É esse “cobertor” que contribui para o derretimento de geleiras, a elevação do nível do mar e eventos extremos como secas mais severas e chuvas intensas.
Outros gases, como o metano (CH₄) e o óxido nitroso (N₂O), também têm efeito estufa e são mais potentes na retenção de calor, mas estão presentes em quantidades muito menores.
Por isso, para especialistas, reduzir as emissões de CO₂ é essencial para evitar o pior cenário da crise climática.
E isso passa por mudar a forma de produzir energia, investir em tecnologias sustentáveis e combater o desmatamento, que libera grandes volumes de carbono armazenado nas florestas.

Fonte: g1

Novidades

Movimentação das águas frias do Pacífico não ocorre este ano e deixa cientistas alarmados

16/09/2025

Todos os anos, entre janeiro e abril, uma massa de água fria sobe das profundezas do golfo do Panamá...

O que é o branqueamento de corais — e por que ele é tão grave?

16/09/2025

Entre 2023 e 2025, o planeta registrou o maior branqueamento de corais da história: quase 84% dos re...

Clima extremo no verão de 2025 custou 43 bilhões de euros à Europa, mostra estudo

16/09/2025

A Europa foi atingida neste verão por fenômenos meteorológicos extremos e o aquecimento global conti...

Dezenove animais morreram em incêndio em Irajá, afirma secretaria

11/09/2025

Dezenove animais morreram no incêndio que deixou três pessoas mortas na favela Pára-Pedro, em Irajá,...

Lagoas poluídas em área olímpica expõem avanço imobiliário sem saneamento no Rio; veja vídeo

11/09/2025

Vista do alto, a lagoa do Camorim, na zona oeste do Rio de Janeiro, oferece uma visão idílica do Com...