UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Aspirador de insetos substituiu pesticidas em plantação de morango

29/07/2025

O fazendeiro Brendon Hoyle ganhou o prêmio de Agricultor do Ano em 2022 pela Indústria Orgânica Australiana. Isso porque, para manter seus morangos protegidos e sem veneno ele usou um aspirador de insetos de tamanho industrial, rebocado por um trator. O resultado foi livrar a plantação das moscas-das-frutas sem o uso de pesticidas. O método foi reconhecido nacionalmente como uma solução inovadora para um problema generalizado.
Com isso, Brendon pode estender a estação de cultivo orgânico do inverno para a primavera e seguir vendendo frutas deliciosas e saudáveis em um momento que antes era inviável devido à explosão de insetos-praga em sua fazenda Glass House Mountains, no sudeste de Queensland.
As moscas-das-frutas de Queensland custam aos produtores australianos centenas de milhões de dólares todos os anos, colocando seus ovos nas frutas e vegetais, fazendo-os apodrecer.
O controle da espécie pode ser um desafio para os produtores orgânicos que, por exigências de certificação, não podem utilizar métodos de controle comuns como a pulverização de agrotóxicos. Para resolver esse problema, Hoyle se inspirou em um aspirador de insetos montado em trator que viu em uma viagem que fez aos Estados Unidos. Na hora, ele pediu ajuda para construir uma versão para sua própria fazenda e teve origem os equipamentos desenvolvidos pela Ashbern Farm.
O agricultor optou por um modelo de bateria tripla que usa grandes ventiladores para sugar os insetos, esmagando-os em uma grade perfurada que cobre a parte superior da bateria.
Hoyle disse que reduziu o número de insetos-praga em 75% a 90%. “Nós o usamos há dois anos seguidos com muito sucesso”, disse ele. “Ele fica um pouco acima de 100 milímetros das plantas de morango. Há muita sucção porque você precisa puxar os insetos das folhas.”
O aspirador de insetos é usado apenas por algumas semanas no final da estação de cultivo de morangos de Sunshine Coast, cuidadosamente cronometrado para evitar períodos do dia em que insetos benéficos, como as abelhas, são mais ativos.
Ele é puxado sobre os campos por poucos dias, à medida que novas moscas infestam a fazenda, ajudando a controlar os ciclos de nascimento e crescimento dos insetos. “Aprendemos a cada ano. Descobrimos que você precisa chegar cedo antes que qualquer população de pragas se instale na plantação”, conta Hoyle.
Agora a temporada de colheita dos morangos de Sunshine Coast acabou e as culturas de cobertura foram plantadas para melhorar o solo enquanto o planejamento está em andamento para o próximo ano.
Além dos aspirador de insetos, a Ashbern Farms também usa drones para cuidar das plantações sem o uso de agrotóxicos. Os equipamentos são usados para espalhar oito tipos diferentes de insetos predadores que fazem o controle biológico de espécies indesejadas, como pulgões, um dos alimentos preferidos das joaninhas.
“Você realmente precisa se tornar um mestre em usar predadores para superar os problemas”, disse Hoyle. “Você precisa chegar lá cedo e entender o que está procurando e quando é a hora certa de lançar, mas é a única maneira de controlar isso nos orgânicos.”
“Estamos muito atentos. Observamos o que estamos fazendo, e isso é parte integrante de nos tornarmos melhores agricultores, mais conscientes do meio ambiente”, completa Brendon.
A diretora executiva da Australian Organic, Niki Ford, disse que o aspirador de insetos é um grande exemplo de como os agricultores orgânicos são inovadores. “Os produtores orgânicos precisam procurar alternativas em vez de apenas pegar um produto químico para borrifar em todos os belos produtos que vendem”, disse ela.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Floresta da Tijuca registra primeira aparição do pica-pau-de-banda-branca; vídeo

31/07/2025

Veja alguns dos primeiros registros do pica-pau-de-banda-branca ( Dryocopus lineatus ) no coração do...

Mercado de trabalho: empresas sustentáveis atraem mais talentos

31/07/2025

O cuidado com questões sociais e ambientais está cada vez mais em pauta e muitas das grandes e média...

Projeto quer reduzir impacto ambiental em atrativos naturais de SP

31/07/2025

A Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo inicia um projeto de cap...

Ibama embarga áreas da Klabin por destruição de mata atlântica em SC, e caso vai para a Justiça

31/07/2025

O desmatamento de 5.000 hectares de um ecossistema sensível da mata atlântica, uma região conhecida ...

Programa recicla quase 500 toneladas de vidro em Trancoso

31/07/2025

A gestão de resíduos em lugares afastados de grandes centros tem uma logística mais complicada. Quan...

Como os incêndios serviram de estímulo para uma evolução na preservação do pantanal

31/07/2025

Em 2020, o pantanal vivenciou um dos piores eventos de incêndios já registrados na sua história. Mai...