
31/07/2025
Veja alguns dos primeiros registros do pica-pau-de-banda-branca ( Dryocopus lineatus ) no coração do Parque Nacional da Tijuca. A importância desses flagrantes é porque essa ave não é nada comum no município do Rio de Janeiro, apesar de ocorrer em todos os biomas brasileiros.
Nas imagens de poucos dias atrás, cedidas ao Parque Nacional da Tijuca pelo internauta Alexandre Feliz, é possível ver claramente a espécie - que sequer é registrada no Plano de Manejo da maior floresta urbana replantada do mundo.
Porém, no dia 26 de abril de 2024, o professor do Departamento de Biologia da PUC-Rio e ecólogo especialista em aves, Henrique Rajão, filmou o que seria o primeiro registro documentado dessa espécie dentro dos limites do Parque Nacional da Tijuca.
De acordo com Rajão, o pica-pau-de-banda-branca não é uma espécie invasora e muito menos exótica. A existência dele nas matas do PNT é bem-vinda e traz benefícios para todo o ecossistema.
“É provável que ele esteja fazendo um movimento de dispersão, que pode ser um movimento natural, mas também pode ter relação com as mudanças climáticas ou desmatamento de outras áreas onde ele estava, o que o obriga a buscar refúgio em outras áreas.”, explica Henrique Rajão.
Fica a dúvida se ele chega para ficar e se reproduzir no Parque ou se está usando a área apenas como passagem. É torcer por esse mais novo vizinho gostar do que encontrou por aqui!
Fonte: O Globo

Floresta da Tijuca registra primeira aparição do pica-pau-de-banda-branca; vídeo
31/07/2025
Mercado de trabalho: empresas sustentáveis atraem mais talentos
31/07/2025
Projeto quer reduzir impacto ambiental em atrativos naturais de SP
31/07/2025
Ibama embarga áreas da Klabin por destruição de mata atlântica em SC, e caso vai para a Justiça
31/07/2025
Programa recicla quase 500 toneladas de vidro em Trancoso
31/07/2025
Como os incêndios serviram de estímulo para uma evolução na preservação do pantanal
31/07/2025