
29/07/2025
Protagonizando diversas aparições na orla carioca, o reino animal tem encantado frequentadores da orla carioca nos últimos dias. Em fase migratória para reprodução, as baleias jubarte transformam o mar numa verdadeira passarela, sob o olhar de curiosos. Na tarde desta terça-feira, por volta das 14h, foi a vez do fotógrafo Humberto Baddine flagrar a gigante num salto magistral, na Ilha Redonda, próximo a Ipanema, Zona Sul do Rio. Ele registra a espécie desde 2023, mas ainda não havia conseguido uma foto este ano.
A imagem mostra a baleia com quase metade do corpo para fora do mar e nadadeiras ao ar parecendo asas.
— Ano passado, eu fiz uma foto que viralizou no mundo todo, de uma baleia jubarte saltando e o Pão de Açúcar ao fundo. Agora, na temporada 2025, estava já tentando há vários dias. Já tinha feito mais de dez saídas fotográficas de barco, mas não tinha conseguido avistá-las. Hoje, fui agraciado com essa foto. Depois de muito tempo, consegui pegar um salto. Ela soltou bem alto, o que é algo muito difícil de fotografar, porque a gente está em alto mar. Não dá para saber onde elas vão saltar. Às vezes, a gente passeia e não vê nada. Hoje ela soltou bem na minha frente. Deu tempo de cravar o foco e pegar esse momento espetacular — conta Baddine.
Nas redes sociais, ele publicou a foto e comemorou o feito.
"Capturar um momento como esse é um verdadeiro desafio. E, quando isso acontece, é como se natureza nos presenteasse com um espetáculo único e inesquecível", escreveu.
Esta reportagem na íntegra pode ser lida no Extra

Floresta da Tijuca registra primeira aparição do pica-pau-de-banda-branca; vídeo
31/07/2025
Mercado de trabalho: empresas sustentáveis atraem mais talentos
31/07/2025
Projeto quer reduzir impacto ambiental em atrativos naturais de SP
31/07/2025
Ibama embarga áreas da Klabin por destruição de mata atlântica em SC, e caso vai para a Justiça
31/07/2025
Programa recicla quase 500 toneladas de vidro em Trancoso
31/07/2025
Como os incêndios serviram de estímulo para uma evolução na preservação do pantanal
31/07/2025