
24/07/2025
Um momento inusitado chamou a atenção de banhistas durante um resgate na Praia de Itacoatiara, em Niterói. Enquanto o salva-vidas do Corpo de Bombeiros se aproximava para socorrer um pescador que escorregou no costão e caiu no mar, uma baleia passava ao lado da área de resgate, surpreendendo quem estava no mar e na areia.
O momento foi registrado na última segunda-feira (21), por volta das 11h30, quando o Cabo Silva, que estava no posto, entrou no mar para o resgate. Antes dele, um surfista que estava no local nadou até o pescador e o amparou, enquanto aguardava a aproximação do profissional. Neste momento, é possível ver o animal passando ao lado do trio. Alguns metros mais à frente, a baleia ainda exibe a sua cauda e segue para águas mais profundas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o guarda-vidas utilizou ainda uma moto aquática para o resgate e levou o pescador até a areia, onde ele foi liberado, sem necessidade de atendimento médico.
Em nota, a corporação reforçou que, embora esses animais marinhos despertem admiração, é fundamental manter uma distância segura. As baleias são animais selvagens e podem reagir de forma imprevisível, representando risco de lesões, mesmo sem intenção, frisa o texto. Também existe a possibilidade de transmissão de patógenos e de parasitas por contato próximo.
Outra alerta habitual do Corpo de Bombeiros é quanto aos perigos de se pescar em áreas próximas a pedras, especialmente durante períodos de ressaca ou ondas fortes. A recomendação é evitar essas áreas, onde há risco de quedas e acidentes devido às ondas. A corporação acrescenta que é fundamental usar colete salva-vidas e manter a calma em caso de queda na água, buscando apoio em objetos flutuantes e sinalizando por socorro.
Fonte: O Globo

Floresta da Tijuca registra primeira aparição do pica-pau-de-banda-branca; vídeo
31/07/2025
Mercado de trabalho: empresas sustentáveis atraem mais talentos
31/07/2025
Projeto quer reduzir impacto ambiental em atrativos naturais de SP
31/07/2025
Ibama embarga áreas da Klabin por destruição de mata atlântica em SC, e caso vai para a Justiça
31/07/2025
Programa recicla quase 500 toneladas de vidro em Trancoso
31/07/2025
Como os incêndios serviram de estímulo para uma evolução na preservação do pantanal
31/07/2025