UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Festival fortalece economia e protege natureza na Praia do Preá

01/07/2025

Junho tem datas muito importantes para a pauta ambiental e elas foram celebradas em grande estilo na Praia do Preá, litoral do Ceará. Entre os dias 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e o dia 8 de junho, Dia dos Oceanos, a Aguama Ambiental realizou a 3ª edição do Fórum de Sustentabilidade e Turismo, que, em 2025, se transformou no Festival de Sustentabilidade e Turismo na Terra do Vento 2025.
Para promover o desenvolvimento sustentável, cuidando da população local e do meio ambiente, o evento reuniu comunidade, especialistas e instituições públicas e privadas para discutir soluções concretas para os desafios socioambientais da região. Com foco em bem-estar coletivo, meio ambiente e turismo, o festival marcou um momento histórico para o território: além de criar conexões, ocupou e revitalizou espaços coletivos.
O evento começou antes dos 4 dias de atividade em junho. No início de abril, em uma oficina com 100 representantes da comunidade do Preá, uma nova praça foi sonhada e projetada. Em maio, um mutirão que contou com o apoio de empresários locais, da equipe da Aguama e com a mão de obra de mais de 160 pessoas que vivem por lá, tornou esse sonho realidade. A praça revitalizada foi um dos palcos do Festival de Sustentabilidade e Turismo na Terra do Vento 2025.
Henrique Rodrigues, nativo e morador da praia do Preá, a revitalização realizada na praça tem efeitos positivos para a comunidade: “Durante o mutirão da praça nós vimos as pessoas que frequentam aquele espaço plantando, cuidando do local. No final do dia, essas pessoas vão poder dizer: essa planta, fui eu que plantei, essa palmeira eu ajudei a levantar, gera um pertencimento”, considera.
“Um turismo sustentável só é possível quando quem vive no território se sente parte dele, valorizado e escutado. E o Festival foi justamente isso: um espaço de diálogo, construção e pertencimento. O nosso objetivo sempre foi criar conexões reais e provocar mudanças práticas.”, afirmou Caio Queiroz, CEO da Aguama Ambiental e organizador do evento.
O evento começou com o fórum e, durante dois dias, ofereceu gratuitamente uma programação intensa, com painéis temáticos sobre saneamento, gestão de resíduos sólidos, turismo ético e empreendedorismo consciente. A iniciativa teve como diferencial a escuta ativa da comunidade e a valorização de saberes locais, promovendo um espaço de construção coletiva entre moradores e especialistas.
Como parte do compromisso de valorizar a comunidade e fortalecer a economia local, o evento gerou mais de 200 postos de trabalho e mais de 1.800 pessoas impactadas positivamente.
Além da revitalização da Praça de Eventos, um outro importante legado veio com a Maratona Empreendedora, promovida em parceria com o Instituto Camboa e Somos Um. Projetos de moradores da região passaram por uma banca avaliadora e, ao final, as melhores ideias foram apoiadas com mentoria e investimentos.
“Essa atividade tem um objetivo importantíssimo de conscientizar os jovens e possibilitar o entendimento de que quase tudo o que geramos de resíduo pode ser uma fonte de renda e trazer oportunidades para a comunidade e fortalecer a ideia da economia circular”, afirma Leticia Araújo, do Instituto Camboa.
Um dos destaques da programação foi o painel “Turismo Ético – Mulheres no Centro da Conversa”, que abordou os desafios enfrentados pelas mulheres da região e, em especial dentro de atividades que envolve o turismo. Vozes importantes como a da promotora Dra. Lívia Rodrigues, da representante da Heineken, Luisa Nascimento, se uniram a lideranças locais em busca de garantir segurança e acolhimento para meninas e mulheres no Preá, o que inclui aquelas que vivem e as que visitam a região.
Esse cuidado vai permanecer no território com cursos online e cartilha disponibilizadas pelo Grupo Heineken e pela organização Livre de Assédio. O material pode ser acessado gratuitamente.
Além disso, o atendimento médico às mulheres vai ser fortalecido com uma doação para a SAS Brasil, startup social que está no Preá desde 2020 e que tem como objetivo trazer saúde especializada para regiões afastadas de grandes centros urbanos. A uma unidade de telemedicina avançada no Preá funciona em um contêiner adaptado com consultório médico e vai receber da Aguama a doação de 1 aparelho de eletrocardiograma digital, 1 colposcópio digital e 1 notebook.

A matéria completa pode ser lida no CicloVivo

Novidades

Rio Maracanã começa a ser despoluído, após décadas de despejo esgoto irregular

01/07/2025

O Rio Maracanã, que corta parte da Zona Norte, começou a passar por um processo de recuperação após ...

Mudanças ambientais forçam agricultores paulistanos a trocar hortaliças por frutas

01/07/2025

Alterações nos padrões das estações do ano atingem agricultores familiares de Parelheiros, distrito ...

Sem ampliar áreas verdes, São Paulo caminha para recordes de temperatura

01/07/2025

Especialistas apontam que, sem a democratização do verde e a criação de mais áreas florestais, a cap...

Órgãos ambientais são acionados para investigar falta de repovoamento de peixes há mais de uma década no Rio Paraná

01/07/2025

A Câmara Municipal de Paulicéia (SP) solicitou a intervenção de órgãos ambientais para verificar e f...

Plantas exóticas invadem áreas degradadas no Rio Grande do Sul

01/07/2025

Plantas exóticas se espalham nas margens do rio Taquari, no Rio Grande do Sul, pouco mais de um ano ...

Do fogo à vida: a jornada da onça-pintada que sobreviveu aos incêndios e deu à luz no Pantanal

01/07/2025

Os incêndios que atingiram o Pantanal em 2024 devastaram 2,6 milhões de hectares em Mato Grosso do S...