
05/06/2025
A temporada de baleias está oficialmente aberta no litoral brasileiro — e os primeiros flagrantes já começaram a encantar quem frequenta as praias do Rio de Janeiro. No último domingo (26), uma baleia jubarte foi avistada na altura do Posto 6 da Praia da Barra, na Zona Oeste da capital. O registro foi feito pelo surfista Lucas Medeiros, que estava na água no momento do espetáculo.
A imagem mostra o animal emergindo, em movimentos típicos da espécie, como saltos e batidas de nadadeira — comportamento comum durante a migração.
Na última sexta-feira (24), outro avistamento ocorreu em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Ainda não se sabe se se trata do mesmo animal, mas a passagem das baleias jubarte pela costa fluminense deve se intensificar nas próximas semanas.
Essas gigantes do mar estão em uma longa jornada de migração: fogem do frio antártico em direção às águas mais quentes do Nordeste brasileiro, especialmente no litoral da Bahia, onde ocorre a reprodução da espécie. A viagem pode passar dos 4 mil quilômetros.
De acordo com o Projeto Jubarte, organização que monitora os animais há mais de 30 anos, o número de baleias avistadas no Brasil tem crescido significativamente. Em 1998, eram cerca de 1.000 animais registrados. No ano passado, o número saltou para 30 mil.
Durante esse período de migração, é comum que as jubartes se aproximem do litoral, proporcionando cenas impressionantes — como as registradas pelos fotógrafos Lucas Medeiros e Ulisses Padilha, que compartilhou os momentos com a equipe do g1.
Fonte: g1
Rio Ocean Week amplia debate sobre poluição marinha
24/09/2026
Reserva em Minas Gerais reabilita animais silvestres
24/09/2026
Recuperação da baleia-jubarte evidencia importância da ciência para conservação
24/09/2026
Mercado condominial brasileiro tem seu 1º relatório de sustentabilidade
24/09/2026
Entre os lugares mais áridos da Terra, Deserto do Atacama floresce após chuvas intensas provocadas pelo El Niño
24/09/2026
China amplia vantagem com energia limpa
24/09/2026
