
29/05/2025
No primeiro domingo de junho, e na Semana do Meio Ambiente, a Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (Amaf) promoverá um passeio pela mata da região, para mostrar sua beleza aos moradores e fortalecer a campanha Floresta em Pé Jacarepaguá, que pleiteia a criação de uma nova unidade de conservação integral na região. A concentração está marcada para as 8h, com previsão de saída às 8h30. Os participantes vão percorrer uma trilha na subida do Morro Mata-Cavalo até a Pedra do Urubu.
— O objetivo é mostrar a paisagem deslumbrante tanto da floresta no Maciço da Tijuca quanto da Baixada de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca. Um espetáculo para quem não conhece também se apropriar da importância que tem a preservação desse rico espaço — diz Sidney Teixeira Jr., diretor da Amaf.
O ponto de encontro será na Estrada do Quitite 715, no Anil. A caminhada, considerada moderada, terá 1,5 km e será adiada em caso de chuva. A organização pede que os interessados acompanhem a página da Amaf para se manterem atualizados.
A caminhada, explica Teixeira, é mais uma iniciativa para manter viva a luta pela criação de uma unidade de conservação abrangendo a Floresta do Quitite e o trecho da Floresta da Tijuca que fica na subida da Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, próximo ao Hospital Federal Cardoso Fontes, dois pontos que estão fora dos limites do Parque Nacional da Floresta da Tijuca. O projeto, acompanhado de uma petição com mais de mil assinaturas, foi apresentado em 2023 à Secretaria do Meio Ambiente (Smac), que criou um grupo de trabalho para analisar a viabilidade técnica do pleito. Em fevereiro deste ano, um outro passeio foi feito nesta região, com a mesma intenção de chamar a atenção para a causa.4A Smac informa que um estudo técnico concluiu que a criação da nova unidade de conservação é viável. Foram identificadas zonas de relevância ambiental para a Mata Atlântica e elaborada a proposta de um corredor de áreas protegidas que deverá abranger os principais ecossistemas da região. A próxima etapa será uma audiência pública para apresentar o projeto à população.
Fonte: O Globo
Novos registros da onça-pintada no RJ mostram o felino se refrescando em rio
18/12/2025
Lupo inaugura loja construída com tijolos 100% de resíduos têxteis
18/12/2025
Zona Leste de SP ganha pontos para descarte de tintas e latas
18/12/2025
Nova Lei da Agricultura Urbana de Curitiba segue para sanção
18/12/2025
Através de felinos, projeto monitora ameaças ao pampa, bioma menos protegido do Brasil; veja fotos
18/12/2025
Comunidades tradicionais do Bico do Papagaio alertam para recuo dos rios Tocantins e Araguaia
18/12/2025
