UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Doc retrata saga de reintrodução de onça-pintada à vida livre

01/04/2025

Lutar pela sobrevivência antes mesmo de se perceber como indivíduo, esse foi o grande desafio de Xamã, onça-pintada macho que, em outubro de 2024, foi reintroduzido à floresta depois de um período de quase dois anos após ser resgatado. É essa história de superação que o público poderá acompanhar no documentário “Xamã – No Rastro da Onça”, dirigido pela cineasta Emi Kondo, que a Proteção Animal Mundial disponibiliza no YouTube gratuitamente para o público.
“Em 2022, ano em que o Xamã foi encontrado, o Mato Grosso foi o estado que mais queimou no país. A área queimada foi equivalente a quase o tamanho da Dinamarca. A gente perde uma geração inteira na floresta”, explica Júlia Trevisan, coordenadora de vida silvestre na Proteção Animal Mundial.
É nesse cenário que Xamã, com aproximadamente dois meses de vida, foi resgatado em uma fazenda em Sinop (MT) – uma das cidades expoentes do agronegócio – acuado, desidratado, sem a mãe e, consequentemente, sem chance de sobrevivência. O documentário mostra os cuidados iniciais recebidos pelo animal, o processo de transporte para o recinto de reabilitação na Amazônia – mantido pelo Onçafari – e toda a evolução do animal para que pudesse voltar a viver livremente, expressando o comportamento natural da espécie.
O filme destaca momentos impactantes dessa jornada, a exemplo de quando a equipe de especialistas se emociona ao passar pelo mesmo local onde Xamã havia sido resgatado, a comemoração dos biólogos quando o felino deixa de ser submisso e, em vez de mostrar a barriga, passa a ficar à espreita ao perceber a presença de outros animais – comportamento essencial para a sobrevivência – e, o aguardado momento da soltura.
A narrativa traz depoimentos da médica veterinária e professora doutora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Elaine Dione, do coordenador de reintrodução do Onçafari, Leonardo Sartorello e da bióloga Júlia Trevisan, da Proteção Animal Mundial. Os três profissionais participaram das etapas decisivas que permitiram o resgaste e a reintrodução de Xamã ao habitat.

Confira o documentário sobre a onça Xamã no CicloVivo

Novidades

Recriação de fotos antigas revela 150 anos de mudança climática nos EUA

03/04/2025

No decorrer de aproximadamente 50 quilômetros, seguimos sacolejando por uma estrada de terra no sudo...

Reino Unido anuncia redução no uso de pesticidas para proteger polinizadores

03/04/2025

Nos últimos anos, o debate sobre o impacto ambiental do uso de pesticidas na agricultura tem ganhado...

Los Angeles estuda reduzir palmeiras símbolo da cidade por risco crescente de incêndios

03/04/2025

É uma instituição imponente de Los Angeles. Como o Empire State Building em Nova York ou a Space Nee...

Morte em massa de corais é risco grave para praias em todo o mundo, diz especialista

03/04/2025

Além do espetáculo visual de suas cores e formatos, os recifes de corais são essenciais para o equil...