UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
5 projetos arquitetônicos inspiradores para escolas

13/03/2025

Melhorar a experiência educacional por meio de design inovador e ambientalmente responsável. Assim pode ser resumida a busca do escritório CAW Architects, com sede em São Francisco e Palo Alto, na Califórnia. Abaixo, destacamos projetos arquitetônicos desenvolvidos para escolas com ênfase na sustentabilidade e na eficiência energética.
A CAW Architects possui um amplo e premiado portfólio educacional, cujos trabalhos vão desde o ensino fundamental até o universitário. Em comum, a certeza de que todos os alunos merecem acesso e inclusão iguais.
A empresa já projetou os dois primeiros edifícios escolares públicos LEED Platinum K-12 na Bay Area (Baía de San Francisco), um Net-Zero Energy Master Plan para uma escola secundária pública em Oakland e revitalizações do campus na Universidade de Stanford com uma meta estabelecida de se tornar neutra em carbono e utilizar 100% de energia renovável. De acordo com o escritório, “está bem documentado que há uma ligação clara entre o aumento do desempenho dos alunos e a qualidade ambiental do ambiente construído”.
“Com cada projeto na CAW, nós nos esforçamos para projetar espaços educacionais que promovam uma sensação de bem-estar e inspiração para os alunos”, diz o diretor Brent McClure, que lidera o design de ambientes educacionais da empresa. “Acreditamos que ambientes educacionais bem projetados são a base do sucesso do aluno.”

Exemplos recentes do portfólio educacional da empresa, que enfatizam ambientes de aprendizagem sustentáveis ​​e espaços comunitários exclusivos, incluem:
Teatro comunitário de Berkeley

O Edifício A da Berkeley High School abriga o Community Theater com 3500 lugares e o Florence Schwimley Theater com 560 lugares, além de salas de aula e espaços de apoio para os principais programas de Artes Visuais e Cênicas da escola. Concluído em 1950, o edifício é listado como um contribuinte para dois distritos históricos por seu estilo Art Déco. No entanto, sem reformas, o interior ficou severamente desgastado por décadas, enquanto os espaços apertados das salas de aula e o Community Theater superdimensionado não atendiam mais adequadamente os alunos, o corpo docente ou a comunidade ao redor.
A CAW Architects primeiro empreendeu um estudo de planejamento para desenvolver um plano de renovação de longo prazo para o Theater Building, a fim de devolvê-lo a um ambiente vibrante, seguro e acessível para estudantes de artes cênicas e técnicas de encenação, e para a comunidade. O primeiro passo do estudo foi uma avaliação abrangente das condições do edifício para identificar as atualizações necessárias dos sistemas de construção, determinar o reforço sísmico necessário e discernir as deficiências e o potencial dos espaços acadêmicos e de performance em termos de funcionalidade e acessibilidade.
A equipe então trabalhou em estreita colaboração com o cliente para desenvolver soluções de design que abordassem não apenas as deficiências básicas do edifício, mas também as necessidades futuras dos prósperos programas de artes cênicas. Os desafios de design incluíam a criação de novas salas de aula e espaços de ensaio para programas de música, teatro, dança e encenação técnica, ampliando o espaço disponível e projetando para uso flexível dentro do envelope do edifício existente, melhorando a função dos dois espaços de apresentação para melhor atender aos artistas, técnicos e membros da audiência, e aumentando a presença do edifício no campus do ensino médio, animando a porta da frente do edifício, ao mesmo tempo em que protegia o campus da entrada do público.
Com grande entusiasmo, a CAW Architects deu início recentemente à próxima fase de desenvolvimento, focada na renovação do Teatro Florence Schwimley e na reformulação da entrada para estudantes e público para concluir os esforços de modernização do Edifício A.

Centro de Inovação Científica da Monterey High School

Estrategicamente localizado para aproveitar as vistas deslumbrantes da Baía de Monterey, a nova adição de campus de dois andares integra praças ao ar livre na parte superior e inferior do local íngreme, oferecendo espaços de aprendizagem ao ar livre por toda parte. Apesar de seu tamanho modesto, a adição impacta significativamente os espaços de reunião e circulação, introduzindo rampas e um elevador interno para navegar pelas inclinações íngremes. Além disso, o edifício está exclusivamente posicionado para criar vistas dominantes sobre os campos de futebol e o oceano, criando uma presença marcante.
O primeiro andar se abre perfeitamente para praças ao ar livre em ambos os lados por meio de grandes portas dobráveis, transformando-se em um espaço comunitário interno-externo para eventos escolares, enquanto funciona como uma sala de aula em dias letivos regulares. Além do objetivo principal de adicionar quatro salas de aula, o projeto contribui com novos espaços externos e de reunião, limites de segurança aprimorados, circulação acessível no local, um espaço de reunião da comunidade e até mesmo um skybox com vista para o estádio.
Enfatizando a durabilidade, o exterior apresenta painéis de fibrocimento, concreto e janelas grandes. As janelas são cuidadosamente organizadas em grupos, fornecendo luz natural difusa para a maioria das salas de aula voltadas para o norte. O projeto evoluiu da ideia inicial de adicionar um edifício na parte traseira do campus para uma solução abrangente que aborda desafios mais amplos de planejamento do campus. A proposta de demolir um pequeno edifício de sala de aula única obteve ainda mais apoio do distrito escolar, levando à realização bem-sucedida do projeto.

Veja os outros três projetos acessando o CicloVivo

Novidades

Novos registros da onça-pintada no RJ mostram o felino se refrescando em rio

18/12/2025

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com o projeto Aventura Animal, registrou, no úl...

Lupo inaugura loja construída com tijolos 100% de resíduos têxteis

18/12/2025

O Brasil descarta cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano, segundo a consultoria...

Zona Leste de SP ganha pontos para descarte de tintas e latas

18/12/2025

O Programa Retorna Tinta, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), foi ampliad...

Nova Lei da Agricultura Urbana de Curitiba segue para sanção

18/12/2025

A Câmara Municipal de Curitiba concluiu a análise do projeto cujo objetivo é modernizar a Lei da Agr...

Através de felinos, projeto monitora ameaças ao pampa, bioma menos protegido do Brasil; veja fotos

18/12/2025

Nos vastos campos no sul do Brasil, paisagem que costuma ser representada por trabalhadores rurais, ...

Comunidades tradicionais do Bico do Papagaio alertam para recuo dos rios Tocantins e Araguaia

18/12/2025

Em meio a debates sobre a real dimensão das mudanças climáticas e conferências como a COP30 para dis...