UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Capivara é atropelada e morta em Jacarepaguá; biólogo pede sinalização urgente

04/02/2025

Uma capivara foi encontrada morta após ser atropelada na Estrada Arroio Pavuna, em Jacarepaguá, na terça-feira, 28 de janeiro. O biólogo Mário Moscatelli, morador da Barra da Tijuca, denunciou o caso nas redes sociais, ressaltando que o animal costumava transitar entre a Lagoa de Jacarepaguá e o Canal Arroio Pavuna.
Moscatelli explicou que as capivaras são lentas e, ao serem surpreendidas pelos faróis dos carros, acabam sendo atropeladas. Ele destacou que muitos desses animais se arriscam fora de seu habitat natural, resultando em mortes por atropelamento. O biólogo criticou a falta de sinalização na área e pediu às autoridades a instalação de placas que alertem os motoristas sobre a presença de animais silvestres.
O especialista alertou que essa situação é recorrente e tende a piorar com o da urbanização e do número de veículos. Ele enfatizou a necessidade de empatia dos motoristas, sugerindo que a redução da velocidade poderia evitar esses acidentes, que também colocam em risco os condutores, uma vez que as capivaras são grandes e podem desestabilizar um carro em alta velocidade.
O GLOBO-Barra aguarda uma resposta da prefeitura e da sub-prefeitura da Barra sobre a possível instalação de placas na região, buscando soluções para prevenir novos atropelamentos.

Fonte: Portal Tela

Novidades

Recuperação da baleia-jubarte evidencia importância da ciência para conservação

24/09/2026

Sob o céu azul de agosto, um catamarã avança pelo mar do extremo sul da Bahia em direção à costa. É ...

Mercado condominial brasileiro tem seu 1º relatório de sustentabilidade

24/09/2026

O Grupo Lello publicou o primeiro Relatório de Sustentabilidade de uma empresa do mercado condominia...

Entre os lugares mais áridos da Terra, Deserto do Atacama floresce após chuvas intensas provocadas pelo El Niño

24/09/2026

Um manto colorido e incomum de flores cobre o deserto do Atacama, um dos lugares mais áridos da Terr...