UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
38 praias do litoral paulista estão impróprias para banho

09/01/2025

É verão, é janeiro, férias. Descer a serra em direção à praia é o que muitos moradores de São Paulo esperam nesta época do ano. Porém, o surto de virose nas praias do litoral paulista pode fazer muitos mudarem os planos. De fato, é preciso atentar a quais praias evitar neste momento. Das 175 praias monitoradas no litoral paulista, 38 estão impróprias para banho.
O monitoramento sobre balneabilidade das praias paulistas é realizado continuamente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). De acordo com o último relatório, atualizado na quinta-feira (2), as cidades com maior número de praias comprometidas incluem Santos (7), São Sebastião (7) e Praia Grande (6).
O Instituto Trata Brasil chama atenção para o fato de que, com o início da alta temporada de verão, os impactos da ausência de serviços adequados de coleta e tratamento de esgoto ficam em evidência, uma vez que praias impróprias para banho oferecem riscos à saúde dos turistas. Casos pontuais são bastante comuns. Acontece que, neste ano, logo após as festas do réveillon, cidades do litoral paulista registraram um grande aumento no número de atendimentos hospitalares causados por viroses gastrointestinais.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a situação em Guarujá pode ser definida como surto. “Neste momento, temos considerado sim a utilização do termo surto para definir a situação em Guarujá, visto que nós temos a informação do volume de pessoas [atendidas] que já caracteriza surto”, afirmou a diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Estado da Saúde, Alessandra Lucchesi, em entrevista à Agência Brasil.
Ainda de acordo com a autoridade estadual, os municípios com aumento de ocorrências de diarreia aguda estão sendo orientados a realizarem investigação epidemiológica e a coleta de fezes dentro de cinco dias do início dos sintomas. Essa coleta, priorizada no período inicial, é fundamental para detectar o patógeno causador do surto.
Alguns dos sintomas de doenças transmitidas por água e alimentos incluem diarréia, febre, vômito, enjôo, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal, entre outros sintomas.
O principal tratamento é a hidratação. Para casos mais graves, é preciso realizar a hidratação endovenosa. Crianças e idosos precisam de atenção especial.
Evacuações muito frequentes e líquidas, dificuldade na hidratação com vômitos que não cedem, pele e boca secas, dificuldade em urinar são indicações de que se deve procurar o serviço de saúde.

Termine de ler esta matéria clicando no CicloVivo

Novidades

VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador

06/08/2026

Uma baleia franca e seu filhote foram flagrados pelo fotógrafo Gabriel Klabin no Arpoador, Zona Sul ...

Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio

06/08/2026

O alerta severo disparado pela Defesa Civil da cidade do Rio por volta das 5h da manhã desta quarta-...

Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta

06/08/2026

Marcio Karai acomoda-se sobre um tronco de árvore perto de sua casa, nos arredores de São Paulo, e p...

Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização

06/08/2026

Em meio à expansão do avistamento de baleias-jubarte no litoral paulista, uma cena chamou a atenção ...

Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO

06/08/2026

Uma baleia-jubarte surpreendeu um grupo de praticantes de caiaque durante um passeio no início da ma...

Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem

06/08/2026

Numa cooperativa de reciclagem, rejeito não é sinônimo de lixo comum, é o material que chega, é tria...