21/11/2024
O Parque Nacional da Tijuca inaugurou neste mês de novembro a “Pistinha das Crianças”, uma trilha inédita de mountain bike exclusivamente planejada, adaptada e construída para crianças de até 10 anos de idade. O espaço está no setor Floresta, localizado no Alto da Boa Vista, e visa oferecer um pouco de aventura para o público infantil.
Um estudo da Universidade de Exeter, do Reino Unido, aponta que as crianças que passam mais tempo brincando de forma aventureira têm melhor saúde mental. Subir em árvores, pular de superfícies altas ou brincar em lugares fora do alcance da constante supervisão adulta são benéficas aos pequenos. Outra pesquisa mais recente, da Universidade da Austrália do Sul, ressalta a importância de envolvê-las em brincadeiras “bagunçadas” ou minimamente “arriscadas”.
No Rio de Janeiro, uma boa oportunidade para inserir as crianças neste universo de emoção pode ser justamente a Pistinha das Crianças. O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria com o Grupamento Ambiental Maciço da Tijuca, com assessoria de esportistas de mountain bike.
“Acreditamos que essa pista de mountain bike é mais um instrumento para ajudar a aumentar a conexão das crianças com a conservação da natureza, pois ajuda a desenvolver o senso de respeito e cuidado pelo meio ambiente e de valorização dos recursos naturais. Além disso, a prática de mountain bike ajuda na saúde física e mental das crianças, no desenvolvimento físico e na socialização”, explica Viviane Lasmar Pacheco, chefe do Parque Nacional da Tijuca.
Segundo a administração do parque, a pista de mountain bike para crianças foi projetada para atender às necessidades e habilidades de crianças com no máximo 10 anos de idade, com obstáculos adequados à sua idade e nível de experiência. Com localização no Largo da Jabuticabeira, este local foi escolhido pensando na segurança e no fácil acesso para as famílias, já que está próximo de um dos estacionamentos do Parque, do Centro de Visitantes do setor Floresta e do barracão da administração.
O nível de dificuldade é fácil, mas exige o uso de equipamentos de proteção essenciais como capacete, joelheiras, cotoveleiras. Também é essencial que um adulto responsável acompanhe (a pé e não de bicicleta) a atividade durante toda a trilha, a fim de dar suporte e assistência ao pequeno ciclista ao longo dos 135 metros de extensão do trajeto. Vale informar que pedestres, sejam adultos ou crianças, não podem transitar nesta pista.
A pista está com a sinalização necessária para este tipo de atividade, com placas que indicam o caminho e o manejo adequado para este tipo de esporte. O local ficará fechado durante os dias de chuva e três dias após a ocorrência da chuva, para permitir que o terreno seque, volte às condições de segurança e uso adequados. Para utilizar o espaço, não é necessário agendamento.
Veja o serviço do Parque da Tijuca clicando no CicloVivo
Parque da Tijuca lança pista de mountain bike para crianças
21/11/2024
Desmatamento na Mata Atlântica cai 55% no primeiro semestre
21/11/2024
Maior peixe do mundo é flagrado por pesquisadores pela 1ª vez no mar do ES
21/11/2024
Recorde de queimadas no pantanal nos últimos anos ameaça espécie de cobra exclusiva do bioma
21/11/2024
Área queimada no Brasil de janeiro a outubro equivale ao território de Tocantins
21/11/2024
Máquina de ´dessalinização´ das águas é instalada no Arquipélago do Bailique, no AP
21/11/2024