UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Povos indígenas lançam mobilização pelo clima na Cúpula do G20

21/11/2024

O movimento indígena no Brasil, liderado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), realizou um protesto simbólico para chamar a atenção de líderes globais que se reúnem no Rio de Janeiro para a Cúpula do G20, que reúne representantes das nações mais ricas – e poluentes – do mundo.
A imagem de líderes da China, Estados Unidos, Índia, União Europeia, Rússia e Japão foram colocadas na água, em frente ao Pão de Açúcar, para denunciar a urgência de ações concretas para frear a crise climática, que é também uma crise política e social.
A manifestação pacífica, mas contundente, questiona os valores praticados por líderes de diversos países e marca o lançamento da mobilização indígena rumo à 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontecerá no Brasil em2025.
A campanha “A Resposta Somos Nós” exige um compromisso verdadeiro com o futuro do planeta, destacando a necessidade de ação imediata e a centralidade dos povos indígenas no combate à crise ambiental.
“Com o colapso iminente das condições de vida no mundo, ações fortes e efetivas precisam ser tomadas. Não haverá preservação da vida em um planeta em chamas”, afirma a declaração do movimento indígena brasileiro.
Entre as exigências, está o reconhecimento da demarcação de terras indígenas como política climática e solução efetiva contra a crise climática e reivindica um papel ativo nas decisões globais que afetam o futuro do planeta.
Os povos indígenas brasileiros, reivindicam também:

* A co-presidência da COP-30 no Brasil.
* O fim da era dos combustíveis fósseis e uma transição energética justa.
* O financiamento climático direto para os povos que vivem em harmonia com a Natureza e os mais atingidos pela crise climática.
* Planos climáticos ambiciosos, especialmente dos países que mais contribuem para as emissões de gases de efeito estufa.
* A proteção integral e integrada de todos os biomas: da Amazônia, das florestas, oceanos e solos, os principais sumidouros naturais de carbono do planeta;
* A demarcação de terras indígenas reconhecida como uma política climática fundamental e vinculada como meta de mitigação na revisão das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil.

“Nós nunca abdicamos de defender a vida e não vamos nos perder em discussões vazias e compromissos estéreis. Enquanto os governos continuam querendo mediar metas insuficientes e financiamentos vazios, queremos anunciar que, a partir de agora, nós vamos assumir a liderança para uma mobilização global pela vida no planeta”.

Termine de ler esta matéria clicando no CicloVivo

Novidades

Caravela-Portuguesa aparece nas praias de Itaúna e no Boqueirão, em Saquarema

29/01/2026

Caravelas-portuguesas deram as caras neste fim de semana nas praias de Itaúna e do Boqueirão, dois d...

Espécies oceânicas surgem na Lagoa de Araruama; especialista explica fenômeno após aparição inusitada de tubarão

29/01/2026

A presença de tubarões e de outras espécies oceânicas na Lagoa de Araruama, em Cabo Frio, na Região ...

Curso gratuito de design sustentável tem foco na reciclagem de plástico

29/01/2026

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de design sustentável do Ateliê Criativo, destinad...

Ilha inabitada mais distante da costa brasileira recupera vegetação após exterminar cabras que devastaram área verde

29/01/2026

Ponto mais distante do litoral brasileiro, a Ilha de Trindade já chegou a ter sua vegetação destruíd...

Mundo gasta 30 vezes mais contra a natureza do que a favor

29/01/2026

Para cada US$1 investido na proteção da natureza, o mundo direciona US$30 para atividades que a dest...