UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Etiquetas inovadoras aperfeiçoam programa de reciclagem

12/11/2024

Um “detalhe” vai otimizar a operação e os resultados do programa Recicle & Ganhe, uma parceria da Danone Brasil com a Green Mining e o Pão de Açúcar. A nova fase da iniciativa tem como novidade apoio da Avery Dennison, líder em ciência de materiais e soluções de identificação digital. Essa nova conexão traz ao projeto uma tecnologia inovadora: etiquetas que com código QR e sem o liner, aquela camada de papel siliconado ou filme que protege o autoadesivo antes de ser utilizado, eliminando os resíduos do processo de impressão.
A nova etiqueta facilita a rastreabilidade dos materiais descartados, e torna o processo de reciclagem mais eficiente e sustentável, por meio da redução de resíduos tanto do liner quanto de equipamentos necessários para a realização da impressão, reduzindo, ainda mais, o impacto ambiental.
“A nossa visão é liderar a intersecção entre o mundo físico e digital, conectado com os valores de inovação e sustentabilidade. Quando a Green Mining nos apresentou sua proposta, entendemos que havia um potencial trabalho colaborativo entre diferentes elos da cadeia, trazendo um grande impacto positivo para a sociedade e meio-ambiente”, comenta Agustin Stamparin, gerente de inovação para a América Latina da Avery Dennison.
O Recicle & Ganhe já é reconhecido pelo sucesso em incentivar consumidores a realizar o descarte correto de embalagens e outros resíduos recicláveis, com um crescimento de mais de 200% nas entregas. Os participantes, ao depositarem materiais nas estações, ganham descontos instantâneos em produtos Danone que podem ser usados em qualquer loja do Pão de Açúcar.
A Green Mining, desenvolvedora da tecnologia, é responsável pela coleta e rastreabilidade dos resíduos, garantindo que cada um obtenha o destino correto impactando não só a cadeia de reciclagem, como também, contribuindo para a economia circular. “Estamos comprometidos em criar uma logística reversa mais sustentável e eficiente. Com a entrada da Avery Dennison no projeto, conseguimos rastrear os resíduos desde a sua geração, além de eliminar um resíduo extra no processo de etiquetagem, tornando todo o ciclo ainda mais limpo, além de contribuir de forma direta com a sustentabilidade como um todo”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.
Atualmente, o Recicle & Ganhe opera em duas lojas do Pão de Açúcar na cidade de São Paulo, com planos para expansão em 2025. A ação reforça o engajamento dos consumidores no pós-consumo, incentivando o descarte adequado de resíduos e a promoção de práticas mais conscientes e sustentáveis.
Com essa nova fase, o projeto se posiciona como uma referência em ações de impacto ambiental, promovendo não só a reciclagem, mas eliminando resíduos em cada etapa do processo. A parceria entre Danone, Pão de Açúcar, Green Mining e Avery Dennison reforça a importância de unir tecnologia e sustentabilidade, garantindo que o Recicle & Ganhe continue crescendo e gere benefícios tangíveis para consumidores e para o meio ambiente.
A Green Mining é uma startup pioneira em logística reversa inteligente e uma das selecionadas, em todo o mundo, pela cervejaria Ambev por meio do programa 100+ Accelerator. Desde 2018, já coletou e encaminhou para reciclagem mais de 9 milhões de quilos de embalagens pós-consumo e evitou a emissão de 10 milhões de quilos de CO₂. Integrante do grupo de empresas do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, participou da COP26 e do World Economic Forum 2023, em Davos, apresentando seus projetos e soluções de rastreabilidade com tecnologia blockchain.

Estação Recicle & Ganhe Danone: veja as lojas participantes no CicloVivo

Novidades

Parque da Tijuca lança pista de mountain bike para crianças

21/11/2024

O Parque Nacional da Tijuca inaugurou neste mês de novembro a “Pistinha das Crianças”, uma trilha in...

Desmatamento na Mata Atlântica cai 55% no primeiro semestre

21/11/2024

Os dados mais recentes do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica indicam uma reduçã...

Maior peixe do mundo é flagrado por pesquisadores pela 1ª vez no mar do ES

21/11/2024

Um tubarão-baleia, considerado o maior peixe do mundo, foi flagrado em uma aparição rara a 16 km da ...

Recorde de queimadas no pantanal nos últimos anos ameaça espécie de cobra exclusiva do bioma

21/11/2024

O aumento dos incêndios no pantanal desde 2020 provocou a morte de milhões de vertebrados no bioma, ...

Área queimada no Brasil de janeiro a outubro equivale ao território de Tocantins

21/11/2024

O índice de queimadas em outubro no Brasil caiu pela metade, comparado com o mês anterior, quando o ...

Máquina de ´dessalinização´ das águas é instalada no Arquipélago do Bailique, no AP

21/11/2024

O distrito do Arquipélago do Bailique, no litoral amapaense, é um dos locais atingidos pelo período ...