UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Fazenda vertical cultiva morangos com inteligência artificial

15/10/2024

Foi inaugurada nos Estados Unidos e primeira fazenda vertical no mundo que usa inteligência artificial para o cultivo de morango em ambientes internos. Localizada na cidade de Richmond, estado da Virginia, a Plenty Richmond Farm, é capaz de produzir cerca de 2 mil toneladas de morangos anualmente, em um espaço fechado de pouco mais de 12 mil metros quadrados.
Além dos números da colheita, a fazenda vertical impressiona também por suas dimensões: torres de 9 metros são usadas para o cultivo de morango. A plantação já começou e o primeiro lote de frutas está previsto para o início de 2025. A venda já tem destino certo e vai ser entregue para a comercialização na rede Driscoll’s Foods.
A proposta que permite esses resultados é o uso da tecnologia para controlar o ambiente onde os morangos crescem. Com isso é possível controlar uma série de fatores que interferem no cultivo, diferente do que acontece na agricultura tradicional, ao ar livre, onde o clima, o solo e outros fatores são menos previsíveis.
Na fazenda vertical, os morangos crescem com a ajuda de inteligência artificial e um software mantém a temperatura adequada para os morangos e uma fonte de iluminação artificial imita a luz solar, mas com o controle de intensidade e tempo de exposição.
A equipe diz que essa parte é importante porque as plantas precisam do tipo e da quantidade certa de luz para ajudar os morangos a crescerem mais rápido e saudáveis. A tecnologia de IA também pode gerenciar a umidade do ar para que os morangos não cresçam em um ambiente muito seco ou muito úmido.
O software pode rastrear e analisar mais de 10 milhões de pontos de dados todos os dias, garantindo que as 12 salas de cultivo tenham as medidas exatas de luz, água, temperatura e outros ajustes. Quando não houver pessoas da equipe para ajustar os equipamentos, a IA pode fazer essas alterações por conta própria.
A Plenty Unlimited, empresa que construiu a Plenty Richmond Farm, já cultiva outras espécies em fazendas verticais, além dos morangos. Sua principal fazenda produz alface fica em Compton, Califórnia, e fornece mais de 100 hectares de folhas, com uma área de produção do tamanho de um quarteirão.
Arama Kukutai, CEO da Plenty, diz que a fazenda vertical de morangos é o resultado de 200 testes de pesquisa nos últimos seis anos para garantir morangos com o sabor de frutas de época, durante todo o ano. Segundo ele, o cultivo usa 97% menos terra e até 90% menos água do que a agricultura convencional – sem comprometer a qualidade das frutas.
“A Driscoll’s tem um padrão incrivelmente alto para a qualidade de suas frutas e estamos animados para entregar morango deliciosos durante todo o ano”, acrescenta.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Parque da Tijuca lança pista de mountain bike para crianças

21/11/2024

O Parque Nacional da Tijuca inaugurou neste mês de novembro a “Pistinha das Crianças”, uma trilha in...

Desmatamento na Mata Atlântica cai 55% no primeiro semestre

21/11/2024

Os dados mais recentes do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica indicam uma reduçã...

Maior peixe do mundo é flagrado por pesquisadores pela 1ª vez no mar do ES

21/11/2024

Um tubarão-baleia, considerado o maior peixe do mundo, foi flagrado em uma aparição rara a 16 km da ...

Recorde de queimadas no pantanal nos últimos anos ameaça espécie de cobra exclusiva do bioma

21/11/2024

O aumento dos incêndios no pantanal desde 2020 provocou a morte de milhões de vertebrados no bioma, ...

Área queimada no Brasil de janeiro a outubro equivale ao território de Tocantins

21/11/2024

O índice de queimadas em outubro no Brasil caiu pela metade, comparado com o mês anterior, quando o ...

Máquina de ´dessalinização´ das águas é instalada no Arquipélago do Bailique, no AP

21/11/2024

O distrito do Arquipélago do Bailique, no litoral amapaense, é um dos locais atingidos pelo período ...