
26/09/2024
Armadilhas fotográficas instaladas no Parque Estadual Cunhambebe (PEC), localizado em Mangaratiba, na Costa Verde Fluminense, registraram nos últimos dias a presença de um trio de onças-pardas (Puma concolor) e de um grupo de quatis (Nasua nasua). Os animais foram flagrados em uma área protegida que não foi atingida pelos incêndios recentes na região.
As onças-pardas, espécies nativas da Mata Atlântica, são comumente identificadas no parque apenas por suas pegadas, sendo raramente vistas diretamente. De acordo com Ivan Cobra, gestor da unidade, as onças são animais solitários, mas durante o período reprodutivo podem ser vistas em pares.
“A hipótese é que os bichos estejam no período de pré-dispersão ou que se trate de uma mãe com filhotes jovens”, explica Ivan. As câmeras de alta resolução não apenas capturam imagens detalhadas, mas também fornecem geolocalização precisa dos animais.
Os quatis são frequentes no PEC e são considerados “superatletas” das florestas. Eles têm habilidades motoras impressionantes, sendo capazes de subir em árvores, se equilibrar em galhos pequenos, nadar e correr com agilidade. Além disso, desempenham um papel importante como dispersores de sementes, ajudando a manter a estrutura das florestas tropicais.
As armadilhas fotográficas de alta resolução instaladas em pontos estratégicos do parque são ferramentas essenciais para o monitoramento da fauna e flora. Essas câmeras registram a presença de várias espécies e também de pessoas, contribuindo para o mapeamento da biodiversidade e a identificação de áreas que necessitam de maior proteção.
A reportagem na íntegra pode ser lida no Diário do Rio
Rio Ocean Week amplia debate sobre poluição marinha
24/09/2026
Reserva em Minas Gerais reabilita animais silvestres
24/09/2026
Recuperação da baleia-jubarte evidencia importância da ciência para conservação
24/09/2026
Mercado condominial brasileiro tem seu 1º relatório de sustentabilidade
24/09/2026
Entre os lugares mais áridos da Terra, Deserto do Atacama floresce após chuvas intensas provocadas pelo El Niño
24/09/2026
China amplia vantagem com energia limpa
24/09/2026
