UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Poluição no rio Tietê cresce 29%, aponta estudo

24/09/2024

A poluição do maior rio paulista segue piorando, de acordo com o estudo Observando o Tietê, da Fundação SOS Mata Atlântica. O relatório, parte do projeto Observando os Rios, revela que a extensão da área imprópria para usos múltiplos atingiu 207 quilômetros, representando um aumento de 29% em relação ao ano anterior, quando essa mancha cobria 160 quilômetros.
O rio Tietê, que se estende por 1.100 quilômetros de sua nascente em Salesópolis até a foz, atravessa o estado de São Paulo de leste a oeste, passando por regiões urbanas e industriais, além de produção de energia hidrelétrica e agropecuária. É dividido em seis unidades de gerenciamento de recursos hídricos (UGRHs), também chamadas de bacias hidrográficas. A bacia do Tietê abrange 265 municípios e mais de 9 milhões de hectares, dos quais 79% estão inseridos no bioma da Mata Atlântica.
O estudo contou com a colaboração de 44 grupos de voluntários em 28 municípios, incluindo 22 pontos na capital paulista, e foi complementado por dados da equipe técnica da SOS Mata Atlântica e da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Utilizando 16 indicadores de qualidade da água, o levantamento monitorou 61 pontos de coleta em 39 rios da bacia. Os resultados foram preocupantes: 62% das amostras apresentaram qualidade regular, 11% boa, e 26% foram classificadas como ruins ou péssimas.
A qualidade da água do rio Tietê foi monitorada num total de 576 quilômetros, desde sua nascente em Salesópolis até Barra Bonita, na hidrovia Tietê-Paraná. Trechos com água de boa qualidade foram identificados em 60 quilômetros entre a nascente e Mogi das Cruzes, além de outros 59 quilômetros na região do Reservatório de Barra Bonita, entre São Manoel e a foz do rio Piracicaba. No entanto, 250 quilômetros apresentaram qualidade regular, enquanto a poluição torna a água imprópria para usos múltiplos em 207 quilômetros (com qualidade ruim em 131 e péssima em 76), o que representa 35,9% do total monitorado – um aumento considerável em relação aos 27,7% do ano anterior.
Os dados revelam que a poluição tem aumentado significativamente, com uma elevação de 143,5% desde 2021, quando a área contaminada era de 85 quilômetros. Na região do Alto Tietê, os indicadores também mostram uma deterioração nas condições ambientais, sem trechos classificados como ótimos em toda a bacia.
Apesar de iniciativas de saneamento, como o projeto Integra Tietê, a qualidade da água continua comprometida por fatores como poluição por esgoto, gestão inadequada de reservatórios e operação de barragens, clima ou resultante de atividades agropecuárias ou de remanescentes de efluentes tratados, mas em carga superior à capacidade de diluição dos rios.
Gustavo Veronesi, coordenador do Observando os Rios, reforça a necessidade de planos integrados que considerem os impactos das mudanças climáticas, do saneamento ambiental nas cidades e do uso da terra nas áreas rurais ao longo de toda a extensão do rio. “Poluir um rio é rápido, mas a recuperação é lenta e exige um estado de atenção constante, com melhorias contínuas nas estruturas de saneamento e na educação ambiental para evitar sua degradação”, ressalta.

Conclua a leitura desta matéria clicando no CicloVivo

Novidades

VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador

06/08/2026

Uma baleia franca e seu filhote foram flagrados pelo fotógrafo Gabriel Klabin no Arpoador, Zona Sul ...

Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio

06/08/2026

O alerta severo disparado pela Defesa Civil da cidade do Rio por volta das 5h da manhã desta quarta-...

Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta

06/08/2026

Marcio Karai acomoda-se sobre um tronco de árvore perto de sua casa, nos arredores de São Paulo, e p...

Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização

06/08/2026

Em meio à expansão do avistamento de baleias-jubarte no litoral paulista, uma cena chamou a atenção ...

Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO

06/08/2026

Uma baleia-jubarte surpreendeu um grupo de praticantes de caiaque durante um passeio no início da ma...

Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem

06/08/2026

Numa cooperativa de reciclagem, rejeito não é sinônimo de lixo comum, é o material que chega, é tria...