UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Poluição no rio Tietê cresce 29%, aponta estudo

24/09/2024

A poluição do maior rio paulista segue piorando, de acordo com o estudo Observando o Tietê, da Fundação SOS Mata Atlântica. O relatório, parte do projeto Observando os Rios, revela que a extensão da área imprópria para usos múltiplos atingiu 207 quilômetros, representando um aumento de 29% em relação ao ano anterior, quando essa mancha cobria 160 quilômetros.
O rio Tietê, que se estende por 1.100 quilômetros de sua nascente em Salesópolis até a foz, atravessa o estado de São Paulo de leste a oeste, passando por regiões urbanas e industriais, além de produção de energia hidrelétrica e agropecuária. É dividido em seis unidades de gerenciamento de recursos hídricos (UGRHs), também chamadas de bacias hidrográficas. A bacia do Tietê abrange 265 municípios e mais de 9 milhões de hectares, dos quais 79% estão inseridos no bioma da Mata Atlântica.
O estudo contou com a colaboração de 44 grupos de voluntários em 28 municípios, incluindo 22 pontos na capital paulista, e foi complementado por dados da equipe técnica da SOS Mata Atlântica e da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Utilizando 16 indicadores de qualidade da água, o levantamento monitorou 61 pontos de coleta em 39 rios da bacia. Os resultados foram preocupantes: 62% das amostras apresentaram qualidade regular, 11% boa, e 26% foram classificadas como ruins ou péssimas.
A qualidade da água do rio Tietê foi monitorada num total de 576 quilômetros, desde sua nascente em Salesópolis até Barra Bonita, na hidrovia Tietê-Paraná. Trechos com água de boa qualidade foram identificados em 60 quilômetros entre a nascente e Mogi das Cruzes, além de outros 59 quilômetros na região do Reservatório de Barra Bonita, entre São Manoel e a foz do rio Piracicaba. No entanto, 250 quilômetros apresentaram qualidade regular, enquanto a poluição torna a água imprópria para usos múltiplos em 207 quilômetros (com qualidade ruim em 131 e péssima em 76), o que representa 35,9% do total monitorado – um aumento considerável em relação aos 27,7% do ano anterior.
Os dados revelam que a poluição tem aumentado significativamente, com uma elevação de 143,5% desde 2021, quando a área contaminada era de 85 quilômetros. Na região do Alto Tietê, os indicadores também mostram uma deterioração nas condições ambientais, sem trechos classificados como ótimos em toda a bacia.
Apesar de iniciativas de saneamento, como o projeto Integra Tietê, a qualidade da água continua comprometida por fatores como poluição por esgoto, gestão inadequada de reservatórios e operação de barragens, clima ou resultante de atividades agropecuárias ou de remanescentes de efluentes tratados, mas em carga superior à capacidade de diluição dos rios.
Gustavo Veronesi, coordenador do Observando os Rios, reforça a necessidade de planos integrados que considerem os impactos das mudanças climáticas, do saneamento ambiental nas cidades e do uso da terra nas áreas rurais ao longo de toda a extensão do rio. “Poluir um rio é rápido, mas a recuperação é lenta e exige um estado de atenção constante, com melhorias contínuas nas estruturas de saneamento e na educação ambiental para evitar sua degradação”, ressalta.

Conclua a leitura desta matéria clicando no CicloVivo

Novidades

Caixão é abandonado em lixão irregular na Zona Oeste do Rio

03/04/2025

Os moradores da Praça Mattathias dos Santos, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, reclamam do desp...

Parque Nacional do Itatiaia divulga primeiras pinturas rupestres descobertas no Rio

03/04/2025

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) revelou imagens inéditas de pinturas rupestres encontradas na re...

Jovens de mais de 40 países se reúnem em BH para discutir desafios ambientais antes da COP30

03/04/2025

Jovens de mais de 40 países se reúnem nesta semana em Belo Horizonte para discutir as mudanças climá...

Natura usa drones com IA para mapear e restaurar Amazônia

03/04/2025

A Natura, em parceria com a startup brasileira Bioverse e comunidades amazônidas ligadas à sua cadei...

Amazônia desponta como nova fronteira global do petróleo

03/04/2025

A Amazônia concentra grande parte das descobertas recentes de petróleo e gás natural do mundo, conso...

Quase metade dos brasileiros trocaria veículos à combustão por bicicletas elétricas

03/04/2025

Cada vez há mais pessoas no país optando pelas bicicletas em vez de carros, motos e ônibus como opçã...