
17/09/2024
A mata atlântica registrou, nos dois primeiros meses deste ano, uma redução de 59% em seu índice de desmatamento. Ao todo, 9.881 hectares foram desflorestados em áreas do bioma protegidas pela Lei da Mata Atlântica, ante 16.854 hectares desmatados no mesmo período de 2023.
O levantamento é do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, monitoramento que é realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com a rede colaborativa MapBiomas.
A queda é atribuída à existência de uma política ambiental mais rigorosa e ao aumento da fiscalização para combater o desmatamento ilegal. O dado, por outro lado, é recebido com cautela pela organização: a SOS lembra que é como se mais de 150 campos de futebol ainda fossem destruídos todos os dias.
"Mesmo com a redução, o desmatamento continua em níveis preocupantes, um pouco acima do que vimos no início de 2022 [quando 9.305 hectares foram destruídos], o que reforça a necessidade de não relaxarmos as medidas de proteção", afirma o diretor-executivo da fundação, Luís Fernando Guedes Pinto.
"A Mata Atlântica ainda está vulnerável e precisamos intensificar nossos esforços, principalmente no que se refere à fiscalização, para garantir a integridade da vegetação nativa do bioma", completa ele.
Fonte: Folha de S. Paulo
Rio Ocean Week amplia debate sobre poluição marinha
24/09/2026
Reserva em Minas Gerais reabilita animais silvestres
24/09/2026
Recuperação da baleia-jubarte evidencia importância da ciência para conservação
24/09/2026
Mercado condominial brasileiro tem seu 1º relatório de sustentabilidade
24/09/2026
Entre os lugares mais áridos da Terra, Deserto do Atacama floresce após chuvas intensas provocadas pelo El Niño
24/09/2026
China amplia vantagem com energia limpa
24/09/2026
