10/09/2024
A paisagem da Lagoa de Piratininga vai ganhar um novo atrativo, no dia 21, com a inauguração do Centro EcoCultural. Com vista diferenciada para o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, o espaço, que fica entre a praia e a lagoa, completa a entrega dos equipamentos do Parque Orla Alfredo Sirkis à população e funcionará como centro de visitantes da área. O equipamento terá um espaço de exposição interativa permanente, um anfiteatro, uma guarderia para caiaques e pranchas de stand up paddle e um restaurante.
O centro EcoCultural foi idealizado pela prefeitura, por meio do Programa Região Oceânica Sustentável (Pro Sustentável).
— O Parque Orla é um projeto inovador no país, considerado o maior investimento em soluções baseadas na natureza. A estrutura dos jardins filtrantes é uma tecnologia que Niterói está desenvolvendo e oferecendo para a população brasileira. O Centro EcoCultural vai ter informações sobre todos os ecossistemas da bacia hidrográfica da Região Oceânica, apresentando as soluções que nós estamos adotando para ajudar a recuperar a lagoa — diz o prefeito Axel Grael.
Ele explica que tudo foi pensado de forma a educar e conscientizar com recursos tecnológicos, para agradar também às crianças que visitarem o espaço:
— Teremos uma exposição interativa, para que, de uma forma muito atraente e visual, as pessoas possam botar a mão, mesmo, e interagir com as coisas. É um grande equipamento de educação ambiental. O centro também tem uma vista espetacular para a lagoa, um ângulo que a maior parte das pessoas ainda não percebeu. Através do vale do Imbuí você tem uma visão do Corcovado, do Cristo e da Pedra da Gávea que é muito bonita, realmente um ângulo muito especial de Niterói. Logo na frente do Centro EcoCultural tem um ninhal. Quem for visitar ali próximo ao pôr do sol, além da paisagem, tem um espetáculo da natureza, que acontece quando as aves voltam aos ninhos para dormir, em uma grande algazarra.
Axel destaca que a estrutura foi desenhada para ser um centro cultural, com um restaurante e uma loja para visitantes.
— Será muito atraente para a visita de quem mora em Niterói e também para os turistas que vêm à Lagoa de Piratininga, que é um dos lugares mais especiais da cidade — diz.
Além de informações científicas e ambientais, a exposição permanente contará a história da ocupação do sistema lagunar, incluindo a presença dos pescadores.
— Eles são um dos grupos que estão mais integrados à iniciativa do parque, que previu equipamentos comunitários como píeres, feitos para abrigar as embarcações e dar uma infraestrutura. A pesca na lagoa é mais um aspecto de interesse para quem vai visitar o Parque Orla de Piratininga. Um dos pontos de maior produção e de maior atividade pesqueira é justamente na frente do nosso Centro EcoCultural. A presença do pescador vai ser bastante comum na paisagem que as pessoas vão apreciar — afirma.
O prefeito destaca também as melhorias no entorno do parque, com a valorização dos imóveis pelos moradores e o surgimento de serviços para receber visitantes nas ciclovias e nos jardins.
Fonte: O Globo
Parque da Tijuca lança pista de mountain bike para crianças
21/11/2024
Desmatamento na Mata Atlântica cai 55% no primeiro semestre
21/11/2024
Maior peixe do mundo é flagrado por pesquisadores pela 1ª vez no mar do ES
21/11/2024
Recorde de queimadas no pantanal nos últimos anos ameaça espécie de cobra exclusiva do bioma
21/11/2024
Área queimada no Brasil de janeiro a outubro equivale ao território de Tocantins
21/11/2024
Máquina de ´dessalinização´ das águas é instalada no Arquipélago do Bailique, no AP
21/11/2024