UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Árvore de mais de 800 anos foi conservada por locais e virou patrimônio natural

10/09/2024

Com idade estimada entre 800 e 1.000 anos, uma árvore gigantesca de Ginkgo biloba, na zona rural da cidade de Wonju, na Coreia do Sul, sobreviveu até hoje graças aos cuidados dos habitantes locais durante séculos, que a consideram um espécime sagrado.
Cercada de lendas e contos, a árvore é um material valioso para compreender a cultura popular da área, por isso, virou patrimônio natural do país desde 1964.
Localizada na região de Bangye-ri, a planta atrai turistas do mundo todo, principalmente no outono, quando as suas folhagens ganham um belo tom amarelo. A árvore ginkgo de Bangye-ri tem cerca de 32 m de circunferência e aproximadamente 16 m de altura.
Com galhos se estendendo em todas as direções, ela passa uma impressão geral majestosa. Alguns ramos, no entanto, são sustentados por escoras feitas com barras de ferro, pois estão enfraquecidos e podem se quebrar facilmente com o seu próprio peso.
Várias lendas surgiram na aldeia ao redor desta árvore. Segundo uma delas, um membro da família Seongju Lee a plantou e cuidou dela antes de sair da comunidade. Em outra história, um monge passou pela região, esqueceu a sua bengala no chão e ela cresceu e se tornou a árvore de Ginkgo biloba.
Além disso, os aldeões também acreditam que terão uma boa colheita se todas as folhas da planta ficarem amarelas no outono.
A espécie costuma ser usada para embelezar as ruas, pois oferece sombra e é bastante resistente à ferrugem e aos insetos nocivos.

Fonte: Revista Casa & Jardim

Novidades

Recuperação da baleia-jubarte evidencia importância da ciência para conservação

24/09/2026

Sob o céu azul de agosto, um catamarã avança pelo mar do extremo sul da Bahia em direção à costa. É ...

Mercado condominial brasileiro tem seu 1º relatório de sustentabilidade

24/09/2026

O Grupo Lello publicou o primeiro Relatório de Sustentabilidade de uma empresa do mercado condominia...

Entre os lugares mais áridos da Terra, Deserto do Atacama floresce após chuvas intensas provocadas pelo El Niño

24/09/2026

Um manto colorido e incomum de flores cobre o deserto do Atacama, um dos lugares mais áridos da Terr...