05/09/2024
Bombeiros resgataram no início da tarde desta quarta-feira (4) uma arara que estava em uma árvore da Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Trata-se da espécie canindé, também conhecida como arara da barriga amarela.
Os militares chegaram ao local após uma denúncia de moradores, que acreditam que a ave está ferida, já que, desde domingo (1°), permanecia no mesmo lugar. Aparentemente, ela não consegue voar.
A ave estava a uma altura de cerca de 20 metros, e foi preciso usar uma escada giratória para alcançá-la. O resgate contou com o apoio de bombeiros do Humaitá e da Gávea e da Patrulha Ambiental.
"Aparentemente ela está bem, saudável. Já comeu e bebeu água. Mas um veterinário vai avaliar para dar um parecer mais correto", explica Roberto Carlos, gerente da Patrulha Ambiental.
A Patrulha Ambiental acredita que o fato de não conseguir se deslocar para outro lugar é sinal de que ela foi domesticada por algum morador. A tranquilidade da ave no momento do resgate também é um indício de que ela vivia em cativeiro.
Após passar pelo veterinário, a ave será encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, na Baixada Fluminense, onde especialistas vão avaliar se ela poderá ser reintroduzida na natureza.
Fonte: g1
Parque da Tijuca lança pista de mountain bike para crianças
21/11/2024
Desmatamento na Mata Atlântica cai 55% no primeiro semestre
21/11/2024
Maior peixe do mundo é flagrado por pesquisadores pela 1ª vez no mar do ES
21/11/2024
Recorde de queimadas no pantanal nos últimos anos ameaça espécie de cobra exclusiva do bioma
21/11/2024
Área queimada no Brasil de janeiro a outubro equivale ao território de Tocantins
21/11/2024
Máquina de ´dessalinização´ das águas é instalada no Arquipélago do Bailique, no AP
21/11/2024