05/09/2024
A Segura Viudas é uma vinícola espanhola que tem mais de 800 anos, famosa por seus Cavas produzidos até hoje seguindo padrões artesanais. Mas, mesmo com uma história centenária e respeito pelas tradições ancestrais, a empresa procura se atualizar quando o assunto é sustentabilidade. As terras onde as uvas são plantadas são protegidas e certificadas pelo Wineries for Climate Protection (WFCP), o único selo de sustentabilidade ambiental para o setor vitivinícola. O WFCP tem como critérios de certificação quatro áreas principais: redução de gases de efeito estufa (GEE), gestão da água, redução de resíduos, eficiência energética e energia renovável.
Outro certificado conquistado pela vinícola inclui o turismo sustentável – durante três anos consecutivos, a Viudas recebeu o selo “Biosphere Commitment”, garantindo que suas vinícolas atendam a critérios específicos nas suas políticas de turismo.
“Apesar dos 800 anos de tradição, essa é uma marca contemporânea, inovadora e autêntica. Perfeita para o público curioso e seletivo do Brasil, que aprecia coisas únicas e adora compartilhar suas descobertas com os amigos”, conta Clara Mei, sommelier da Henkell Freixenet, grupo do qual a Segura Viudas faz parte.
Além da certificação em terras espanholas, a preocupação com práticas socioambientais se es estende aos países em que os produtos são vendidos. No Brasil, a Viudas tem estabelecido parcerias para assegurar que seus espumantes sejam entregues em embalagens sustentáveis e que gerem um impacto social positivo. Um exemplo são as ecobags sob medida produzidas pela Ideia Crua, empresa de confecção sustentável localizada em São Mateus, na Zona Leste da cidade de São Paulo.
Com pilar central de impacto socioambiental, a Ideia Crua realiza todo o processo produtivo, de corte, costura e estamparia, qualidade e expedição, por meio da valorização da mão de obra local e empoderamento feminino, buscando fomentar a autoestima e a qualidade de vida da comunidade. Por meio dos projetos Guilda e o Na Função, a confecção promove o acesso de famílias ao mercado de trabalho com condições dignas.
“Somos especializados na produção têxtil de brindes e camisetas ecológicas e nosso maior compromisso é na produção responsável em cada etapa. Por isso, trabalhamos apenas com fornecedores certificados, como Segura Viudas, em que construímos ecobags lindas e ecológicas”, comenta Amanda Santos, CEO Ideia Crua e idealizadora do Projeto Guilda.
A fabricação de papel tem um impacto ambiental significativo: cada tonelada da matéria gera mais de 10kg de poluentes e 80kg de resíduos sólidos, sem contar a grande quantidade de uso d’água para a fabricação. A produção a partir de papel reciclado, combinado com a reciclagem de resíduos agrícolas e suas diversas fibras é a proposta da Moinho Brasil para fabricação de papeis e produtos artesanais em grande escala no Brasil, desde 1985.
A empresa desenvolveu uma caixa especial para as garrafas da Segura Viudas. “Ficamos muito gratos por ser os produtores de papéis artesanais que estão sendo utilizados na confecção das caixas para Segura Viudas. Trabalhamos com a premissa de produzir papéis a partir do reuso de matérias-primas, seja por reciclagem de aparas ou por resíduos agrícolas. Nesta caixa, há dois tipos de papel: o Goiás, feito a partir do bagaço de cana, e o Timbó, que é uma composição de algodão com aparas recicladas. Cada folha é feita individualmente, o que confere características únicas a cada papel. Um produto autenticamente brasileiro”, explica Eliane Mizumoto, da Moinho Brasil.
“Enquanto na Espanha estamos focados em utilizar o mínimo necessário de produtos químicos no vinhedo, cuidar da fauna local, reduzir o consumo de água na vinícola e a pegada de carbono, aqui no Brasil vamos continuar buscando parceiros que fomentem e fortaleçam ações sustentáveis, que nos ajudem a conscientizar as pessoas e mostrar que sempre há alternativas quando falamos da nossa casa”, explica Clara Mei.
Fonte: CicloVivo
Parque da Tijuca lança pista de mountain bike para crianças
21/11/2024
Desmatamento na Mata Atlântica cai 55% no primeiro semestre
21/11/2024
Maior peixe do mundo é flagrado por pesquisadores pela 1ª vez no mar do ES
21/11/2024
Recorde de queimadas no pantanal nos últimos anos ameaça espécie de cobra exclusiva do bioma
21/11/2024
Área queimada no Brasil de janeiro a outubro equivale ao território de Tocantins
21/11/2024
Máquina de ´dessalinização´ das águas é instalada no Arquipélago do Bailique, no AP
21/11/2024