03/09/2024
A Fundação Florestal, entidade vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, decretou o fechamento emergencial de 80 unidades de conservação situadas na região metropolitana e no interior do Estado. A decisão visa mitigar os riscos crescentes de incêndios florestais que ameaçam tanto as áreas de preservação quanto a segurança dos visitantes.
O fechamento, que entra em vigor imediatamente, seguirá até o dia 12 de setembro. No entanto, a medida poderá ser revisada com base nas condições climáticas e na avaliação contínua dos riscos. Durante esse período, a Fundação Florestal intensificará suas atividades de prevenção, monitoramento territorial e combate aos incêndios, além de fornecer suporte às comunidades adjacentes.
Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal, destacou a importância da medida neste período crítico. “As unidades de conservação estão 100% focadas nas ações preventivas de monitoramento e de resposta rápida, caso haja algum foco de incêndio. Também estamos incrementando nossos contratos, especialmente o de bombeiros civis, além de direcionar equipes do litoral e do Vale do Ribeira para somar esforços durante esse período”, afirmou.
O foco agora é minimizar os impactos dos incêndios florestais e concentrar os recursos e esforços para garantir a preservação dos ecossistemas e a segurança de todos os envolvidos, incluindo as comunidades que dependem diretamente desses recursos.
Confira a relação das unidades de conservação fechadas clicando no CicloVivo
Parque da Tijuca lança pista de mountain bike para crianças
21/11/2024
Desmatamento na Mata Atlântica cai 55% no primeiro semestre
21/11/2024
Maior peixe do mundo é flagrado por pesquisadores pela 1ª vez no mar do ES
21/11/2024
Recorde de queimadas no pantanal nos últimos anos ameaça espécie de cobra exclusiva do bioma
21/11/2024
Área queimada no Brasil de janeiro a outubro equivale ao território de Tocantins
21/11/2024
Máquina de ´dessalinização´ das águas é instalada no Arquipélago do Bailique, no AP
21/11/2024