UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
´Previsão do futuro´: por que o Pacífico mais quente é um alerta para o mundo sobre o risco do avanço dos oceanos

29/08/2024

Berço de paisagens paradisíacas, as ilhas do Oceano Pacífico estão em risco. Elas podem ser completamente engolidas pelo avanço do mar, que vem subindo ano a ano, reflexo das mudanças climáticas.
➡️ Nesta terça-feira (27), a ONU disse que a crise local é uma "catastrofe mundial", e o g1 conversou com especialistas que explicam que isso é porque o que está acontecendo com elas é uma previsão do que pode acontecer com todo o mundo.
"Eles são vítimas das emissões do mundo todo e são a previsão do futuro para nós. Se não conseguirmos reverter essa situação, o futuro das demais comunidades em litorais pelo mundo é também serem engolidas pelo avanço do mar." — Regina Rodrigues, oceanógrafa e especialista em clima e membro do IPCC.
Ilhas como Maldivas, Tuvalu, Ilhas Marshall, Nauru e Kiribati estão na lista dos lugares na Terra que podem desaparecer, reflexo da ação humana. Com muita natureza preservada e sem muitas indústrias, essa área é responsável por apenas 0,02% das emissões globais anuais de CO2, mas estão sendo vítimas das emissões do mundo todo.
O excesso de gases que causam o efeito estufa está tornando a Terra mais quente. Eles são liberados com a queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo. Na atmosfera, esses gases aprisionam o calor, fazendo com que a temperatura fique cada vez mais alta.
Apesar das ilhas no Pacífico terem pouca participação nesta emissão, a atmosfera é única. Ou seja, tudo que é emitido e chega a essa camada afeta a todos de forma global.
Nos últimos anos, as concentrações desses gases têm se tornado cada vez maiores ano a ano.
E você pode se perguntar: qual a relação entre as emissões e o aquecimento dos oceanos?
➡️ A Terra está ficando mais quente e os oceanos têm papel fundamental para reduzir os impactos desse aumento da temperatura porque eles absorvem 90% de todo esse excesso.
Durante o El Niño, por exemplo, que aumenta a temperatura dos oceanos, os mapas mostraram um aquecimento acima da média pelo mundo.
Todo esse calor é o que causa o aumento do nível do mar e isso acontece em dois processos:

🔥 Quando a temperatura das águas aumenta, seu volume também aumenta. Ou seja, ele se expande, elevando o nível. Essa reação representa 40% da causa do aumento do nível do mar.
🔥 Isso se soma ao derretimento das calotas polares. Mais quente, o oceano faz com que a camada de gelo se derreta se transformando em mais água e, portanto, aumentando o nível dos mares.

É importante saber que esse processo afeta todos os oceanos, mas a situação no Pacífico é que ele é mais vulnerável por dois motivos:

➡️ Por ser mais quente por natureza e seu calor se soma ao gerado pela ação
➡️ Por envolver ilhas onde, em caso de um colapso, não há recuo ou maneira de permanecer no país.

Para se ter uma ideia, o relatório que a ONU usa para dizer que a situação é uma catástrofe mostra que em grande parte do Pacífico, o nível do mar subiu cerca de 15 centímetros, o que é quase o dobro da taxa global medida desde 1993.

Conclua esta leitura acessando o g1

Novidades

Brasileiro é premiado por reflorestar áreas degradadas

11/12/2025

As contribuições transformadoras que Bruno Mariani trouxe ao campo da sustentabilidade fizeram com q...

Ciclone extratropical: fenômenos ´devastadores´ no Brasil são culpa das mudanças climáticas?

11/12/2025

A passagem de um ciclone extratropical pelo sul do Brasil tem gerado chuvas intensas e vendavais pel...

Produção de resíduos cresce em 2024; destinação adequada melhora

11/12/2025

Em 2024, o Brasil gerou 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), registrando um ...

Viva Água expande ações para SP e Bahia durante seca histórica

11/12/2025

O Brasil enfrenta uma das secas mais severas desde a década de 1950, segundo o Centro Nacional de Mo...