
22/08/2024
Pesquisadores do Jardim Botânico do Rio descobriram uma espécie nova de árvore frutífera, a Siphoneugena carolynae, no interior do Monumento Natural Municipal da Pedra de Itaocaia, no município de Maricá, na Região Metropolitana.
A árvore é do gênero Siphoneugena, parente próximo das jabuticabeiras, e mede sete metros de altura. O estudo, conduzido pelos pesquisadores Thiago Fernandes e João Marcelo Braga, aponta que existe apenas essa única árvore no mundo.
"Essa espécie possui apenas um único indivíduo conhecido até o momento. É a décima terceira espécie do gênero Siphoneugena conhecida até hoje. Coletamos com os frutos verdes ainda. Não conhecemos os frutos maduros, mas podemos prever que são semelhantes às jabuticabas (gênero Plinia), já que são parentes próximos", destaca Thiago.
Ainda de acordo com o pesquisador, aquela região tem despertado o interesse de naturalistas desde o século 19, incluindo Charles Darwin, que visitou a região em 1832, e ficou hospedado na histórica Fazenda Itaocaia, onde hoje está o local de descoberta.
"Essa nova descoberta é um passo adiante para o conhecimento pleno da flora da Mata Atlântica, que ainda abriga muitas espécies desconhecidas para a ciência. Além disso, demonstra a importância das áreas protegidas para a conservação dessa e de outras espécies raras e com distribuição restrita", afirma o pesquisador.
As expedições de campo foram feitas entre 2018 e 2023, no Morro Itaocaia, e, ao longo das fases do desenvolvimento reprodutivo, a espécie foi monitorada periodicamente.
A matéria na íntegra pode ser lida em O Dia
Rio Ocean Week amplia debate sobre poluição marinha
24/09/2026
Reserva em Minas Gerais reabilita animais silvestres
24/09/2026
Recuperação da baleia-jubarte evidencia importância da ciência para conservação
24/09/2026
Mercado condominial brasileiro tem seu 1º relatório de sustentabilidade
24/09/2026
Entre os lugares mais áridos da Terra, Deserto do Atacama floresce após chuvas intensas provocadas pelo El Niño
24/09/2026
China amplia vantagem com energia limpa
24/09/2026
