UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Prepare seu jardim e a sua horta para as ondas de calor

20/06/2024

O calor está aumentando cada vez mais e uma maneira de amenizar o calor é justamente trazer mais plantas e verde para o lugar onde vivemos. Plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar, deixam qualquer lugar mais bonito e ajudam a trazer conforto térmico – mas elas também são prejudicadas por temperaturas altas e precisam de cuidados especiais quando isso acontece.
Em primeiro lugar, se você está apenas começando a plantar, seja uma horta ou um jardim, pense na resiliência desde o início. O primeiro passo é apostar na biodiversidade: diversas espécies no mesmo espaço para aumentar a resiliência climática, melhorar a saúde do solo e a gestão da água.
Lembre-se de que você não precisa seguir o plantio típico em fileiras. Planos de plantio perenes, seguindo os princípios da agrofloresta, podem ser realizados mesmo em espaços pequenos. Plantações diversificadas podem resistir aos altos e baixos do clima!
Garantir um pouco de sombra pode ter um impacto significativo durante uma onda de calor. A sombra ajuda a baixar as temperaturas, evita que as plantas cresçam cedo e conservar a água no solo. Embora a maioria das hortas e plantas gostem de sol, essas áreas podem ficar extremamente quentes durante ondas de calor. Fornecer sombra temporária durante os horários mais quentes do dia pode ser muito benéfico.
Usar uma cobertura simples com um pano para sombra é uma alternativa simples, mas eficaz. Você pode fazer estacas aos redor da área e usar este suporte para fixar o tecido, que pode ser removido em dias de temperaturas mais amenas. Reaproveitar tecidos é um jeito mais sustentável de fazer esta cobertura.
A sombra também pode ser criada usando outras plantas, como árvores, arbustos ou plantas anuais mais altas. Uma treliça com trepadeiras pode proporcionar um ambiente fresco para seus vegetais. Para saber onde plantar as espécies que vão fornecer luz, veja qual é o caminho do sol no seu jardim ou horta.
Cobrir o solo é muito importante durante ondas de calor. Isso porque a cobertura mantém a temperatura e ajuda a reduzir a evaporação da água, um recurso que costuma ser escasso em temporadas muito quentes.
Isto não só beneficia as suas plantas, mas também mantém o intrincado ecossistema do seu solo. O solo descoberto perde umidade rapidamente e emite mais calor, tornando as condições ainda mais extremas.
É sempre bom avaliar se a rega das suas plantas está sendo feita da melhor maneira – a água é fundamental para que elas se desenvolvam bem. Nos dias mais quentes, é importante regar mais vezes e cuidar com os horários em que faz isso.
Evite regar as plantas quando o sol estiver forte, isso fará com que a água evapore mais rápido e pode aquecer o solo e as raízes. Com altas temperaturas, prefira regar no final do dia ou à noite.
Existem também sistemas de irrigação mais sustentáveis, como irrigação por gotejamento ou irrigação por vasos de barro – dispositivos que garantem a umidade necessária ao solo e raízes sem desperdiçar água.
Se a sua horta ou jardim é grande, um sistema de irrigação automático. Alguns deles funcionam com água da chuva, uma opção mais sustentável, que poupa este bem tão precioso e minimiza a sua dependência do abastecimento municipal de água.
A utilização de materiais como alguns tipos de pedra e madeira, argila e terra, pode ajudar a controlar as temperaturas no seu jardim. Esses materiais coletam calor durante o dia e o liberam gradativamente à noite, resultando em temperaturas mais estáveis. Esta abordagem é particularmente útil em estufas, mas também pode ser aplicada em áreas ao ar livre.
Não se esqueça de fazer do seu jardim um local confortável para fugir do calor e relaxar. Crie áreas sombreados por árvores, caramanchões ou pérgulas, completos com trepadeiras. Fornecer água para a vida selvagem é fundamental porque promove a biodiversidade e torna o seu quintal um ambiente mais agradável.
Se você tiver espaço, um lago ou piscina natural pode ser uma alternativa ainda melhor. Estas soluções ecológicas irão combinar com o seu quintal e dar à vida aquática um lugar para chamar de lar.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Onça é pintada aos pés do Cristo Redentor; outras esculturas do felino estão no Arpoador

11/07/2024

A escultura de uma onça foi pintada aos pés do Cristo Redentor nesta quarta-feira pelo artista amazo...

Operação no Pantanal conseguiu extinguir 55% dos focos de incêndio, diz Marina Silva

11/07/2024

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, disse nesta quarta-feira (10) que dos...

Por que amazônia virou ´barril de pólvora´ e queimadas batem recordes

11/07/2024

Depois do pantanal e do cerrado, a amazônia também bate recorde de queimadas no primeiro semestre de...

Degradação da vegetação nativa do Brasil pode ser de 25%

11/07/2024

Entre 1986 e 2021 o Brasil de 11% a 25% de toda a vegetação nativa do Brasil esteve suscetível ao pr...

´Quando o resíduo está valorizado, ele não vai parar no mar´, diz gerente de circularidade do Pacto Global da ONU

11/07/2024

Fragmentos de plástico, bitucas de cigarro, pedaços de isopor, tampinhas de garrafas plásticas e emb...

Regulação de hidrogênio verde com energia limpa avança no Congresso; entenda como deve funcionar

11/07/2024

O Senado aprovou a política que vai possibilitar, no Brasil, a produção de hidrogênio a partir de en...