UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Marca italiana cria tênis com resíduos de frutas

16/04/2024

Materiais ecológicos, livres de crueldade animal e com uma pitada “fashionista”. Esses são os elementos principais dos tênis da marca italiana ID.EIGHT, fruto da parceria do coreano Dong Seon Lee e da italiana Giuliana Borzill. Desde o lançamento oficial em fevereiro de 2020, por meio de uma campanha de financiamento coletivo, a marca já criou três coleções, tendo sempre os resíduos de fruta como matéria-prima.
ID significa Identidade e EIGHT incorpora o infinito, a capacidade de regeneração e, portanto, a sustentabilidade. “Criamos tênis de baixo impacto ambiental com materiais inovadores e eco-sustentáveis, unissex, com um design requintado que remete aos anos 90”, resume a marca italiana. Os calçados podem ser uma opção para quem quer estar na moda sem deixar de lado a sustentabilidade.
“Hana”, que significa “número um” em coreano, foi o primeiro tênis lançado. O modelo possui cores em branco e cores pastéis, tendo o anseio de ser a representação do “primeiro passo em direção a um mundo mais sustentável. […] o início da nossa jornada rumo à sustentabilidade e à inovação”, afirma a marca em seu site. Em seguida, buscando uma estética atemporal foram lançados pares em branco e preto, batizados de “Duri” (“você e eu juntos”, em coreano). O terceiro modelo é o SAMJI, inspirado no feriado coreano Samjinnal, simbolizando renovação e tradição. Bem colorido, é talvez o que melhor representa um dos objetivos da marca que é remeter aos anos 90.
Todos os modelos são feitos com materiais desenvolvidos a partir de subprodutos da indústria alimentícia, como casca de maçã, casca de uva, sementes e folhas de abacaxi. São eles o Piñatex, feito na Espanha com resíduos de folhas de abacaxi cultivado nas Filipinas; Vegea, fabricado na Itália com cascas, sementes e caules de uva; BioVeg fabricado na Itália com biopolióis reciclados, provenientes de culturas de milho não destinadas à alimentação e o Uppeal feito na Itália com cascas e caroços de maçã.
Na composição, há ainda lycra e malha reciclada para inserções no cabedal, sola, cadarços, e a etiqueta também é feita de materiais reciclados. A sola ainda é composta por 30% de borracha reciclada. Um ponto em comum nos três modelos é que a entressola remete ao uso de itens reciclados.
Os modelos são 87% recicláveis e, em várias cidades italianas, é possível devolver os calçados ao fim de sua vida útil para que sejam, de fato, reciclados. Através da trituração das solas, obtêm-se grânulos de borracha para a construção de pisos em pistas de atletismo e parques infantis, enquanto da parte superior se obtém um material para a produção de painéis acústicos ou termoisolantes.
A preocupação com a sustentabilidade se estende para a entrega do produto: é feito o uso de bicicletas e veículos elétricos para o último quilômetro e, para reduzir as emissões de CO2, são agendados todos os envios em apenas dois dias por semana. Também são otimizadas as trocas de produtos por tamanho, coletando o produto a ser trocado e entregando o novo em uma única viagem.
Na hora de receber o produto, o cliente tem ainda a grata surpresa: até o papel usado para embrulhar os sapatos é parcialmente reciclado assim como a embalagem é feita com papelão reciclado com certificação FSC. Os envelopes usados para envio são feitos de bioplástico compostável. Cada produto é enviado com uma bola de terra e sementes cobertas com argila, motivando o cliente a plantar e assim contribuir ativamente para um mundo melhor.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...