UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Contêiner de painéis solares dobráveis leva energia para qualquer lugar

26/03/2024

Energia solar a qualquer hora e em qualquer lugar. É com esse mote que a empresa austríaca SolarCont lança no mercado uma nova forma de facilitar a geração de energia renovável. O produto é basicamente um contêiner composto por painéis solares dobráveis.
Chamado de Solarcontainer, o equipamento funciona como uma usina fotovoltaica móvel. Os painéis solares ficam armazenados dentro do contêiner, podem ser facilmente transportados e quando chegam ao destino desejado basta serem desdobrados no chão para entrarem em operação.
A montagem da usina é facilitada por um sistema de trilhos que é montado sem perfuração. É nesta base e com apenas um clique de um botão, que os painéis se desenrolam. Do mesmo modo, o material se dobra e desdobra, como uma safona, rapidamente, caso seja necessário desmontar a usina e transportá-la para outro local.
Apesar da engenharia, o processo como um todo não é tão simples. A SolarCont afirma que podem ser necessárias pelo menos três ou quatro pessoas, além do operador do guindaste, para que o sistema entre em operação. O peso e a montagem prévia necessária são alguns pontos a serem considerados.
Mesmo com as possíveis dificuldades, o contêiner solar móvel pode levar apenas cinco horas para ser montado. Para se ter uma ideia, geralmente a instalação de um sistema fotovoltaico em um telhado doméstico é realizada em até dois dias.
O contêiner solar ​​pode abastecer cerca de 32 residências no sul da Alemanha. A estimativa baseia-se no consumo médio de energia de uma família de quatro pessoas de 4.000 kWh por ano. Já numa localização no sul da Europa, com muito mais radiação solar, a SolarCont calcula que poderiam ser abastecidas até abastecer até 50 residências. A partir de tais parâmetros, uma tecnologia similar no Brasil teria um grande potencial.
O Solarcontainer possui 140 kWp de capacidade de produção de energia. São 240 painéis solares que, desdobrados, podem atingir até 120 metros de comprimento e 720 m² de cobertura de superfície.
Por se tratar de um sistema energético móvel, ele pode ser conectado na rede, por exemplo em áreas instáveis com grande flutuação de tensão. Mas, sobretudo, o produto é pensado para ser aplicado “fora da rede” em áreas remotas. Pode ainda ser um substituto dos geradores a diesel, que são muito poluentes, mas frequentemente usados em locais onde o abastecimento energético ainda não é uma realidade. Por fim, o contêiner solar pode ser utilizado em combinação com um dispositivo de armazenamento de energia.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...