UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Projeto planta mudas de árvores em favela do Rio de Janeiro

14/11/2023

Um beco estreito do Morro do Cruz, na zona norte do Rio de Janeiro, ganhou uma cara nova. Isso porque as plantas que Thaline da Mata, 31, recebeu do coletivo Favela Viva trouxeram o verde para mais perto e, até mesmo, para a própria casa. Próximo à sua porta, a moradora vê um abacateiro e outras espécies plantadas pelo projeto, que busca mitigar os efeitos da falta de arborização na favela no bairro do Andaraí.
"Eu aprendi a plantar, a cuidar das plantinhas. Na minha casa, todo mundo tomou esse amor, porque o projeto trouxe esse sentimento para a gente. Antes, o beco era feio, mas, agora, não. É mais verde, tem várias espécies de plantas", conta a moradora.
Com as altas temperaturas no Rio em razão das mudanças climáticas, o Projeto Favela Viva vem tentando mitigar os efeitos da falta de árvores na comunidade. "O projeto mostra aos moradores que não é apenas uma árvore. É um fruto, uma sombra, como abrigo ou proteção para os animais", diz.
A iniciativa busca promover ações socioambientais e conta com 17 voluntários, que já plantaram 42 espécies, como goiabeiras, abacateiros, entre outras nativas da mata atlântica, incluindo o palmito do tipo jussara, que está ameaçado de extinção. A próxima espécie que o grupo deseja plantar é o pau-brasil.
Segundo Ronaldo Rozendo, cofundador do projeto e mestrando em Geografia pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), a ideia é plantar espécies da mata atlântica para conservar o bioma no ambiente da favela.

Termine de ler essa reportagem acessando a Folha de S. Paulo

Novidades

Nova espécie de felino é descoberta em florestas da Bolívia

01/10/2026

Uma nova espécie de felino selvagem foi identificada nas florestas montanhosas da Bolívia, na região...

Elefantes conseguem pensar antes de agir, mostra estudo

01/10/2026

Elefantes conseguem pensar antes de agir e resistir a comportamentos impulsivos, revela uma nova pes...

Por que o Japão tem tão poucas lixeiras e, ainda assim, mantém suas ruas limpas

01/10/2026

Se você passar um dia andando por Tóquio, é possível que acabe carregando um copo de café vazio, a e...

Gigante e gentil, Backpack é eleito urso mais gordo do Alasca

01/10/2026

O urso Backpack, conhecido por seu comportamento tranquilo, foi eleito o campeão da Fat Bear Week (S...

Tubarão encalhado na Coreia do Sul atrai 600 mil visitantes, e tentativa de resgate fracassa

01/10/2026

Um tubarão encalhado em um canal na cidade de Busan, na Coreia do Sul, tornou-se a mais recente atra...