
31/10/2023
Mais botos foram encontrados mortos em um novo local ao longo do rio Amazonas, em meio à seca severa. A ONG Sea Shepherd Brasil afirmou na sexta-feira (27) que 16 botos cor-de-rosa e 3 tucuxis (outra espécie de boto, com menor porte) da região do rio Coari morreram, junto com outros sete mamíferos aquáticos.
As mortes representam "um desenvolvimento extremamente preocupante que pode indicar que há mamíferos marinhos morrendo em outras partes do rio que ainda não estão sendo monitoradas", disse a Sea Shepherd.
Partes do rio Amazonas caíram recentemente para o nível mais baixo em mais de um século, à medida que uma seca severa abala a vida de centenas de milhares de pessoas e danifica o ecossistema da Amazônia.
Os baixos níveis dos rios durante os meses de seca aqueceram a água em algumas áreas a temperaturas intoleráveis para os botos, de acordo com os pesquisadores. Milhares de peixes também morreram nas últimas semanas nos afluentes do Amazonas devido à falta de oxigênio na água.
Além dos 16 botos cor-de-rosa achados mortos nas viagens de monitoramento da Sea Shepherd a Coari no domingo (22) e na segunda-feira (23), as equipes encontraram 3 tucuxis, outro tipo de mamífero de água doce, e mais 4 animais de uma espécie não identificada.
Também foram observados alguns botos vivos, todos apresentando comportamento normal, disse a organização.
No total, 178 botos cor-de-rosa foram encontrados mortos desde setembro, principalmente na região do rio Tefé, segundo a Sea Shepherd, que disse que essa cifra representa 10% da população.
Os ciclos reprodutivos lentos tornam as populações de golfinhos especialmente vulneráveis a ameaças.
Fonte: Folha de S. Paulo
Nova espécie de felino é descoberta em florestas da Bolívia
01/10/2026
Como o El Niño está alterando a temporada de furacões
01/10/2026
Elefantes conseguem pensar antes de agir, mostra estudo
01/10/2026
Por que o Japão tem tão poucas lixeiras e, ainda assim, mantém suas ruas limpas
01/10/2026
Gigante e gentil, Backpack é eleito urso mais gordo do Alasca
01/10/2026
Tubarão encalhado na Coreia do Sul atrai 600 mil visitantes, e tentativa de resgate fracassa
01/10/2026
