UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Passeio de baleia e filhote é filmado na região de Itapuã, em Salvador

05/09/2023

Uma baleia foi vista no mar da região de Itapuã, em Salvador, durante um passeio. O registro foi feito através de um drone, neste sábado (2).
O representante comercial do ramo de material de construção, Guilherme Ataíde, de 31 anos, foi o responsável pelas imagens. Ele estava na casa do pai quando avistou os animais.
“Meu pai mora aqui em Itapuã, em frente à praia, e todo ano fico procurando elas. Quando avisto, eu decolo meu drone e faço as filmagens”, contou ao g1, Guilherme Ataíde, que gosta de aviação e comprou um drone como hobby, quando fazia parte de um grupo de aeromodelismo.
Nesta época do ano, é comum as baleias aparecerem no litoral baiano. Elas saem da Antártica e viajam cerca de dois meses até as águas quentes no litoral brasileiro para o período de reprodução, que dura entre julho e novembro.
Entre agosto de setembro é o pico de aparição de baleias na região. Não há detalhes sobre o número de baleias que vão chegar à costa da Bahia neste período, mas em 2022 a expectativa foi de cerca de 20 mil baleias.

Assista ao vídeo no g1

Novidades

Rio está entre cidades mais afetadas por ozônio nocivo este ano

01/10/2026

O Rio de Janeiro aparece entre as cidades com maior exposição ao ozônio próximo ao solo em 2026, seg...

Estudo da Unesp encontra contaminantes ligados ao câncer em plásticos e espumas descartados

01/10/2026

Um perigo invisível à saúde pública pode estar acumulado nos locais de descarte e desmanche de resíd...

Escorpiões que brilham sob luz ultravioleta levam cientistas a duas novas espécies em Roraima

01/10/2026

Imagine caminhar pela floresta durante a noite, iluminando pedras e vegetação com uma lanterna ultra...

Duas aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo, mostra estudo

01/10/2026

Duas espécies de aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo: a araponga-de-garganta-n...