
29/08/2023
Pinguins têm dado o ar da graça no litoral do Rio. Na terça-feira (22), surfistas do Arpoador droparam com uma ave, que não se assustou com as ondas grandes. Já na Praia Vermelha, outra ave vem batendo ponto todo dia há uma semana para se alimentar.
O pinguim-surfista foi flagrado por Gabriel Klabin nesta manhã. O mar estava crowd, mas a quantidade de pranchas não incomodou o bicho.
Há quem diga tratar-se da mesma ave dando um rolé nas praias, mas a informação não foi confirmada.
Já o da Praia Vermelha, de acordo com ambulantes, vai até perto da areia para pegar sardinhas, que são abundantes no local. Os trabalhadores já esperam por ele no início das manhãs.
Um instrutor de mergulho se deparou com o animal durante uma ação de limpeza da praia. Mensalmente, mergulhadores do Macau Dive vão para a água para remover lixo do fundo do mar. Dessa vez, foram surpreendidos pelo pinguim, que já está conhecido como morador da Praia Vermelha.
Além da preferência por sardinhas, o pinguim gosta de interagir com os banhistas e é bastante ativo, de acordo com Andrew Macau.
“Foi uma experiência incrível. Além da importância da saúde do meio ambiente, interagir com um animal assim é uma experiência maravilhosa”, destaca o mergulhador.
No vídeo, gravado dentro da água, é possível ver o pinguim pescando uma sardinha.
O animal, que também é conhecido como pinguim da Patagônia, aparece com frequência no litoral brasileiro durante o inverno por conta de correntes marítimas mais frias. Várias outras espécies têm visitado o local.
Termine de ler esta matéria clicando no g1
Rio está entre cidades mais afetadas por ozônio nocivo este ano
01/10/2026
Estudo da Unesp encontra contaminantes ligados ao câncer em plásticos e espumas descartados
01/10/2026
Sertanejo usa plantas e animais para prever chuvas no RN
01/10/2026
Escorpiões que brilham sob luz ultravioleta levam cientistas a duas novas espécies em Roraima
01/10/2026
Duas aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo, mostra estudo
01/10/2026
Renda de catadores com venda de recicláveis pode dobrar
01/10/2026
