UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Raro tubarão-salmão é encontrado a 850 km do litoral americano

22/08/2023

Um raro exemplar do que se acredita ser um tubarão-salmão foi encontrado morto às margens de um rio nos Estados Unidos. Além de dificilmente ser encontrado mesmo próximo ao seu habitat, o que mais espantou no inusitado achado foi o fato de ele ter sido encontrado na pequena cidade de Riggins, no estado americano de Idaho, a cerca de 850 km do litoral — distância aproximada que o estado de Goiás está de Santos, no litoral paulista.
Segundo autoridades locais, embora ainda não seja possível confirmar, é muito provável que seja de uma brincadeira, na qual alguém levou o animal até o local e o deixou lá, uma vez que é pouco provável que um tubarão faça uma trajetória desse tipo.
Extinto há 3 milhões de anos, animal virou colar e foi achado em destroços do Titanic
O próprio site do governo do estado de Idaho resolveu entrar na brincadeira e publicou a “notícia” de maneira falsamente “assustadora”: “uma descoberta alarmante nas margens do Rio Salmon”. “Quando nosso salmão e nossa truta prateada vão descansar?”, brinca a nota, em referência a peixes menores comumente encontrados na região.
Pouco depois, porém, a nota adquire um ar de maior seriedade e detalha as características do animal, que pode chegar a três metros de comprimento e pesar até 450 kg. O nome vem de uma das principais refeições dessa espécie de tubarão, o salmão.
Em seguida, a nota do governo explica que “o único tubarão conhecido que pode viver em água doce é o tubarão-touro”, concluindo que:
“[...] é seguro assumir que alguém deixou cair isso na praia para dar uma boa risada”, tranquilizando os moradores locais, afirmando que não há “tubarões nadando em Idaho”.

Fonte: O Globo

Novidades

Rio está entre cidades mais afetadas por ozônio nocivo este ano

01/10/2026

O Rio de Janeiro aparece entre as cidades com maior exposição ao ozônio próximo ao solo em 2026, seg...

Estudo da Unesp encontra contaminantes ligados ao câncer em plásticos e espumas descartados

01/10/2026

Um perigo invisível à saúde pública pode estar acumulado nos locais de descarte e desmanche de resíd...

Escorpiões que brilham sob luz ultravioleta levam cientistas a duas novas espécies em Roraima

01/10/2026

Imagine caminhar pela floresta durante a noite, iluminando pedras e vegetação com uma lanterna ultra...

Duas aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo, mostra estudo

01/10/2026

Duas espécies de aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo: a araponga-de-garganta-n...