
15/08/2023
Ambientalistas do Instituto Mão na Jaca estão preocupados com um serviço de conservação realizado pela Cedae na área do Parque Natural Municipal da Água, na Chácara do Vintém, em São Lourenço. A região, que foi um assentamento indígena no século XVI, abriga um museu a céu aberto, como parte da estrutura do aqueduto, sambaquis e jaqueiras, que revelam que o local foi povoado pela população escravizada. Por esse motivo, diz o coletivo, não poderia passar por intervenções sem o acompanhamento de uma equipe especializada. A Cedae afirmou que fez apenas um serviço de limpeza e não planeja qualquer outra intervenção no local.
— Para nossa surpresa, vimos tratores, caminhões e pessoas trabalhando na área. Ficamos preocupados pois não tinha equipe especializada em bens culturais acompanhando a intervenção — destaca Marisa Furtado, fundadora do instituto.
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade informa que os agentes notificaram a Cedae para suspender qualquer intervenção na unidade de conservação e dar explicações sobre o fato. Ainda de acordo com a secretaria, a empresa afirmou que não havia sido comunicada pelo governo do estado sobre a cessão do espaço de preservação para a prefeitura. A secretaria assegura que não houve qualquer dano a sambaquis e nem a árvores centenárias.
Fonte: O Globo
Rio está entre cidades mais afetadas por ozônio nocivo este ano
01/10/2026
Estudo da Unesp encontra contaminantes ligados ao câncer em plásticos e espumas descartados
01/10/2026
Sertanejo usa plantas e animais para prever chuvas no RN
01/10/2026
Escorpiões que brilham sob luz ultravioleta levam cientistas a duas novas espécies em Roraima
01/10/2026
Duas aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo, mostra estudo
01/10/2026
Renda de catadores com venda de recicláveis pode dobrar
01/10/2026
