UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Capivaras feridas são vistas no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e situação preocupa biólogos que monitoram animais

20/07/2023

Capivaras que vivem na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, têm sido avistadas frequentemente com lesões pelo corpo.
Neste fim de semana, imagens feitas por pedestres que passavam pela região mostram a capivara apelidada carinhosamente por ´Armando´ com ferimentos no dorso.
Biólogos que acompanham o animal há mais de um mês afirmam a aparição de machucados frequentes em seu corpo.
Os próprios pedestres contam ainda que outros animais já foram encontrados algumas feridas.
"É uma situação que tem se tornado recorrente, essa situação do Armando a gente já tá acompanhando há um mês e meio. Além do direito desses animais viverem de forma harmoniosa, como todos os demais, a gente precisa de uma gestão específica pra esse tipo de ativo econômico ambiental", afirma o biólogo Mário Moscatelli.
Uma outra capivara, apelidada por ´Judite´, foi outra da espécie encontrada com ferimentos.
"A gente precisa, efetivamente, ter um plano de gestão integrado e eficiente que, no caso de aparecer um animal machucado, a gente ter uma resposta mais rápida", finaliza Moscatelli.
"Durante o carnaval, centenas de turistas tiravam fotografias das capivaras, e por tirarem fotografias, iam nos quiosques, consumiam... então isso mexe com a economia, não só na Lagoa Rodrigo de Freitas mas também de toda a cidade", detalha o biólogo.

A matéria na íntegra pode ser lida no g1

Novidades

Rio está entre cidades mais afetadas por ozônio nocivo este ano

01/10/2026

O Rio de Janeiro aparece entre as cidades com maior exposição ao ozônio próximo ao solo em 2026, seg...

Estudo da Unesp encontra contaminantes ligados ao câncer em plásticos e espumas descartados

01/10/2026

Um perigo invisível à saúde pública pode estar acumulado nos locais de descarte e desmanche de resíd...

Escorpiões que brilham sob luz ultravioleta levam cientistas a duas novas espécies em Roraima

01/10/2026

Imagine caminhar pela floresta durante a noite, iluminando pedras e vegetação com uma lanterna ultra...

Duas aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo, mostra estudo

01/10/2026

Duas espécies de aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo: a araponga-de-garganta-n...