UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Fenômeno raro: ipês roxos florescem pela segunda vez no ano, no DF

18/07/2023

Os moradores do Distrito Federal esperavam ver as ruas tomadas pelas flores dos ipês amarelos nesta quase metade do mês de julho, mas pouquíssimas árvores floresceram na capital federal. Em contrapartida, os ipês roxos estão em sua segunda florada do ano, um fenômeno raro que faz brilhar os olhos dos apaixonados pela árvore símbolo de Brasília.
A florada do ipê roxo, que ocorre no início de junho, está de volta. Segundo a professora Carmen Regina Correia, da Universidade de Brasília (UnB), o fenômeno não tem uma explicação específica, uma vez que muitos fatores podem estar relacionados. São eles:

🌡️ Temperatura
💧 Umidade do ar
🌱 Disponibilidade de água e nutrientes no solo
☀️ Luminosidade
🌧️ Clima em geral

"A cidade está tendo ondas de frio recentemente com uma frequência maior, em uma época que vinha aquecendo cada vez mais. Isso também pode estar relacionado ao novo florescimento dos ipês roxos e do retardamento da floração amarela", diz a professora.
Ela conta ainda que as árvores podem florir durante um longo período, já que cada uma tem um ciclo próprio. Entretanto, dessa vez, "a gente vê aqueles que já deram flores florindo novamente".
Com mais de 270 mil ipês plantados, segundo a Novacap, o próximo a colorir a capital federal é o amarelo. Mas quem vive ou passa pelo DF pode esperar ainda os ipês rosa e brancos que aparecem até outubro.
A bióloga Paula Sicsú, moradora da Asa Sul, criou um aplicativo chamado "Ipês", durante a pandemia, que conta com mais de 2 mil árvores cadastradas (veja vídeo abaixo).
No app, os brasilienses conseguem registrar ipês de acordo com as cores, além de avisar se determinada árvore está florida ou com poucas flores.
Dessa forma, os apaixonados pelas árvores típicas da capital podem aproveitar ao máximo a beleza que elas proporcionam durante a florada.

Fonte: g1

Novidades

Rio está entre cidades mais afetadas por ozônio nocivo este ano

01/10/2026

O Rio de Janeiro aparece entre as cidades com maior exposição ao ozônio próximo ao solo em 2026, seg...

Estudo da Unesp encontra contaminantes ligados ao câncer em plásticos e espumas descartados

01/10/2026

Um perigo invisível à saúde pública pode estar acumulado nos locais de descarte e desmanche de resíd...

Escorpiões que brilham sob luz ultravioleta levam cientistas a duas novas espécies em Roraima

01/10/2026

Imagine caminhar pela floresta durante a noite, iluminando pedras e vegetação com uma lanterna ultra...

Duas aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo, mostra estudo

01/10/2026

Duas espécies de aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo: a araponga-de-garganta-n...