UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Gari artista ajuda a revitalizar espaços públicos do Rio com murais

13/07/2023

Além da vassoura e da pá, um gari do Rio tem usado pincéis e tinta para transformar a cidade em um lugar mais agradável.
Com suas pinturas, Derlan de Matos Almeida tem transformado espaços da cidade com murais nas zonas Norte em bairros como Pavuna, Irajá, Jardim América e Madureira. O trabalho mais recente foi feito na Zona Oeste, na pilastra do Viaduto da Linha Amarela que passa sobre a Cidade de Deus e que ganhou pinturas com temas da natureza.
Derlan é gari da Comlurb desde 2004, mas artista desde sempre. E a inquietude de quem faz arte logo se misturou ao ofício de limpar. "Eu trabalhei na gerência [da companhia] e que não tinha nada para identificar que era a Comlurb e fiz um letreiro ai fiz esse trabalho, a sigla da gerência. Ai o pessoal foi me conhecendo, de letreiro em letreiro tô indo até o pico e o pessoal me conhecendo cada vez mais", lembra.
A revitalização do viaduto na Cidade de Deus durou cerca de um mês. Toda feita pelas mãos do Derlan, a pedido da Subprefeitura de Jacarepaguá.
O desfecho surpreendeu o gari artista e inibe que transeuntes joguem lixo no espaço público. "O pessoal fica com vergonha, com receio de sujar, de pichar", diz ele.
Teve gente que passa sempre por ali, como o professor Gustavo Carvalho, que fez questão de agradecer: “Tô indo trabalhar e agradecer e pegar o contato dele, obrigada por tudo, pela melhoria do lugar que estava abandonado e teve essa limpeza e essa organização".
Depois de cruzar regiões da cidade com sua arte, qual será o limite de Derlan ?
"Meu sonho é fazer uma faculdade e crescer nesse ramo da arte. Pretendo voltra a estudar, ajudar a cidade e ajudar ainda mais a empresa, espalhando arte por ai", responde.

Fonte: g1

Novidades

Rio está entre cidades mais afetadas por ozônio nocivo este ano

01/10/2026

O Rio de Janeiro aparece entre as cidades com maior exposição ao ozônio próximo ao solo em 2026, seg...

Estudo da Unesp encontra contaminantes ligados ao câncer em plásticos e espumas descartados

01/10/2026

Um perigo invisível à saúde pública pode estar acumulado nos locais de descarte e desmanche de resíd...

Escorpiões que brilham sob luz ultravioleta levam cientistas a duas novas espécies em Roraima

01/10/2026

Imagine caminhar pela floresta durante a noite, iluminando pedras e vegetação com uma lanterna ultra...

Duas aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo, mostra estudo

01/10/2026

Duas espécies de aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo: a araponga-de-garganta-n...