UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Projeto usa o plantio em telhados para reduzir temperatura em casas de favelas do Rio

07/07/2023

O projeto Teto Verde Favela tem como objetivo usar a natureza para ajudar a refrescar as casas das comunidades do Rio. A ideia é incentivar o plantio de algumas espécies nos telhados, para diminuir a temperatura.
“As casas na favela são muito quentes, são coladinhas uma na outra, e os telhados estão muito metalizados, isso aumenta a bolha de calor que fica na favela. Eu sou um cara que transpiro bastante e tive que arrumar uma solução verde”, contou Luís Cassiano Sanduba, que coordena o projeto.
Baseado na própria experiência, Sanduba conta que o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida nas comunidades da cidade.
“São plantas que vão sobreviver no calor de uma favela, vão segurar 41°C numa boa”, afirmou.
Alguns tipos de planta foram selecionados pelo projeto para serem instaladas nos telhados. Elas foram escolhidas por não provocarem peso e causarem danos às construções.
“Plantar nos telhados da favela para melhorar a temperatura. O plantio é sem o uso de terras e não pesa para não causar problemas para a estrutura”, disse Luís Cassiano.

Fonte: g1

Novidades

Rio está entre cidades mais afetadas por ozônio nocivo este ano

01/10/2026

O Rio de Janeiro aparece entre as cidades com maior exposição ao ozônio próximo ao solo em 2026, seg...

Estudo da Unesp encontra contaminantes ligados ao câncer em plásticos e espumas descartados

01/10/2026

Um perigo invisível à saúde pública pode estar acumulado nos locais de descarte e desmanche de resíd...

Escorpiões que brilham sob luz ultravioleta levam cientistas a duas novas espécies em Roraima

01/10/2026

Imagine caminhar pela floresta durante a noite, iluminando pedras e vegetação com uma lanterna ultra...

Duas aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo, mostra estudo

01/10/2026

Duas espécies de aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo: a araponga-de-garganta-n...