UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Maio terá chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley

02/05/2023

As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa regiões onde há uma concentração maior de poeira cósmica, geralmente deixada por cometas ao executar suas longas órbitas ao redor do Sol. O cometa Halley, o mais famoso de todos, é responsável por duas das principais chuvas de meteoros do ano: a de Eta Aquarídeos, em maio, e a de Orionídeos, em outubro.
Para quem vive no Hemisfério Sul, os Eta Aquarídeos são uma das melhores chuvas de meteoros do ano. Vale a pena virar a madrugada e apreciar esse espetáculo celeste.

DIA 5
Na penumbra
O primeiro eclipse lunar do ano será do tipo penumbral, quando a Lua passa apenas pela região menos escura da sombra terrestre. É um fenômeno sutil: apenas uma pequena diminuição no brilho da Lua será percebida. Infelizmente não será visível do Brasil, mas poderá ser acompanhado pela internet. O auge é às 14h53.

DIA 6
Meteoros na madrugada
Na madrugada, acontece o pico dos meteoros Eta Aquarídeos, que são causados por grãos de poeira deixados pelo cometa Halley. Olhe para o Leste a partir das 2h. Quanto mais escuro o local da observação, mais meteoros você verá.

DIA 17
Encontro ao amanhecer
A Lua minguante posiciona-se bem ao lado do planeta Júpiter nas horas que precedem o nascer do Sol, formando uma bela conjunção. Olhe para o Leste a partir das 4h30.

DIA 29
Caça a Mercúrio
O desafio do mês é encontrar o planeta Mercúrio no céu da alvorada. Júpiter estará logo acima dele, o que pode facilitar um pouco a tarefa. Olhe para o Leste a partir das 5h.

Fonte: Revista Galileu

Novidades

Rio está entre cidades mais afetadas por ozônio nocivo este ano

01/10/2026

O Rio de Janeiro aparece entre as cidades com maior exposição ao ozônio próximo ao solo em 2026, seg...

Estudo da Unesp encontra contaminantes ligados ao câncer em plásticos e espumas descartados

01/10/2026

Um perigo invisível à saúde pública pode estar acumulado nos locais de descarte e desmanche de resíd...

Escorpiões que brilham sob luz ultravioleta levam cientistas a duas novas espécies em Roraima

01/10/2026

Imagine caminhar pela floresta durante a noite, iluminando pedras e vegetação com uma lanterna ultra...

Duas aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo, mostra estudo

01/10/2026

Duas espécies de aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo: a araponga-de-garganta-n...