UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Água do rio Pinheiros tem a pior qualidade em estudo de rios da mata atlântica

23/03/2023

Cortando com seu ritmo lento o coração do acelerado centro financeiro da capital paulista, o rio Pinheiros é o mais poluído entre 120 corpos d´água da mata atlântica. O dado é de um levantamento anual feito pela ONG SOS Mata Atlântica desde 2015, lançado para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22).
Entre 160 pontos monitorados por voluntários, a qualidade da água foi considerada regular em 75% dos casos, ruim em 16,2% e péssima em 1,9%. Não foi registrado nenhum com qualidade ótima. Todos os três locais que se enquadram na pior categoria ficam no rio Pinheiros.
Ao longo dos últimos anos, o rio, que se estende por 25 km, foi o foco da política de despoluição do governo de São Paulo. Em 2019, o então governador João Doria chegou a afirmar que o Pinheiros estaria limpo e com as margens recuperadas até 2022.
Em nota, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que intensificará políticas públicas e programas para a manutenção e complementação de ações voltadas à despoluição tanto do Pinheiros quanto do Tietê. O governo acrescentou que anunciará em breve essas medidas.
"O rio Pinheiros estava com uma qualidade muito péssima e agora está péssima", afirma Gustavo Veronesi, coordenador do programa Observando os Rios, que realiza o estudo. "Isso quer dizer que o rio está melhorando, as obras foram efetivas, mas não está limpo."
Ele ressalta que a forma como se deu esse processo foi interessante: as empresas que estavam realizando obras de coleta e tratamento de esgoto foram pagas depois que a qualidade dos rios e córregos que deságuam no Pinheiros melhorou.
Segundo a Sabesp, desde 2019, 650 mil imóveis foram integrados ao sistema de tratamento de esgoto na região e 86,6 mil toneladas de lixo foram retiradas do rio.
"Mais de 2 milhões de pessoas tiveram acesso a um serviço que não tinham. Só que ainda tem muita gente para ser assistida", afirma o pesquisador.
A lentidão do fluxo do rio também é um empecilho: como a água escorre muito devagar, não circula o suficiente para que seja oxigenada, o que, por sua vez, prejudica o processo de decomposição do esgoto que já caiu no rio.
Veronesi diz que é essencial que as medidas de despoluição não parem. "Precisa ter continuidade, esse não é um projeto de governo. Temos que entender as obras de despoluição como política pública, de fato, não de governo. Não é em quatro anos que se resolve um problema de quase um século."
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística disse que o relatório da entidade adota critérios diferentes do índice de qualidade de água do Pinheiro elaborado pela Cetesb, "o que pode refletir em classificações distintas de faixas de qualidade".
A pasta acrescentou que, considerando a análise da Cetesb, houve uma melhora expressiva no índice de qualidade do Pinheiros no ponto próximo à Usina Elevatória de Pedreira, em relação aos últimos cinco anos.
Ainda de acordo com a pasta, "já é possível notar o retorno da fauna no rio e sentir a diferença no odor, que permitiu a implantação de equipamentos de lazer para a população em suas margens e seu retorno ao cotidiano dos cidadãos".
A mata atlântica abriga mais de dois terços da população brasileira. Além disso, é o segundo bioma com maior cobertura de água do Brasil, com mais de 21 mil km² de superfície de água, perdendo apenas para a Amazônia (106 mil km²), de acordo com a plataforma Mapbiomas Água.
Os resultados mostram que quase 20% dos pontos analisados não têm condições mínimas para que a água seja usada no dia a dia —como pela agricultura e indústria, no abastecimento humano e animal e para lazer ou prática de esportes.

Leia a matéria na íntegra clicando na Folha de S. Paulo

Novidades

Bairro de São Cristóvão vai abrigar programa de enfrentamento de mudanças climáticas no Rio

18/04/2024

Conhecido como o “bairro imperial”, por ter abrigado a residência carioca da família real portuguesa...

Agentes de endemias de Meriti recebem novos equipamentos de trabalho

18/04/2024

A Secretaria de Saúde de Meriti realizou a entrega dos novos materiais de trabalho dos agentes de co...

Primeiro anuário Lixo Zero do Brasil é lançado em São Paulo

18/04/2024

No dia 10 de abril, São Paulo recebeu o fórum “A Nova Economia é Lixo Zero”, primeiro grande evento ...

Casa na Serra da Mantiqueira é exemplo de arquitetura sustentável

18/04/2024

A Serra da Mantiqueira é sinônimo de tranquilidade e conexão com a natureza. E é lá, mais especifica...

Nasa homenageia brasileiros por pesquisa de placas solares flexíveis

18/04/2024

Uma pesquisa realizada por alunos do curso de Engenharia Civil da Estácio Rio Grande do Sul sobre o ...

Índia vai subsidiar energia solar para 10 milhões de famílias

18/04/2024

Garantir energia limpa para uma população de cerca de mais de 1,4 bilhão de pessoas é um desafio gig...